E quanto às negociações de paz?

O desacordo destacou as dificuldades na unidade de comando que afetam o processo de paz com o ELN. Foto Telesur

A Assembleia Nacional e Popular por Reformas Sociais, Paz e Unidade foi um sucesso, superou as expectativas e ajudou a fortalecer o movimento social e popular em luta. Até o momento, neste mês, ocorreram processos, assembleias, reuniões e decisões muito importantes, todas essas ações estão relacionadas às negociações, mesas-redondas, reuniões e divergências no âmbito do processo de Paz Total liderado pelo governo do presidente Gustavo Petro.

Mas será que estamos progredindo? O ELN não dá sinais de voltar à mesa de negociações, a delegação do governo para essas negociações com a insurgência está fazendo malabarismos e, aparentemente, os argumentos estão se esgotando para convencer o grupo guerrilheiro a voltar ao caminho do cessar-fogo e da continuidade das conversações.

O Presidente Petro aprovou recentemente o Decreto 369 de 13 de setembro de 2024, “Pelo qual se autoriza a instalação da Mesa de Diálogo de Paz com o grupo armado denominado Comuneros del Sur”. Embora se esperasse que essa medida esclarecesse e delimitasse a situação, e dada a atitude assumida pelo ELN em relação ao assunto, ela parece agravar ainda mais a situação já crítica na mesa de negociações com esse grupo guerrilheiro.

Iris Marín, ombudsman da Colômbia, declarou ao jornal El País, de Cali, que “as negociações de paz não melhoraram a situação de vida das pessoas (…) nenhuma desmobilização ou acordo será sustentável se o país mantiver seus altos níveis de desigualdade”.

É preciso avançar no que foi estabelecido pelo presidente Gustavo Petro nesse decreto, que é: “As conversações de paz terão como objetivo obter soluções para o conflito armado, alcançar a aplicação efetiva do direito internacional humanitário, o respeito aos direitos humanos, a cessação das hostilidades e a cessação dos danos à população civil, e a assinatura de acordos de paz destinados a facilitar o desarmamento, a desmobilização e a transição para a paz do grupo armado em questão”.

O quadro geral, baseado na realidade dos territórios, mostra que a guerra atingiu níveis sem precedentes de brutalidade e ferocidade, especialmente contra líderes ambientais, fundiários, de direitos humanos, de esquerda e progressistas. Hoje, esses corajosos defensores enfrentam grande incerteza ao tentar identificar quem é o interlocutor. As diferenças claras entre os grupos paramilitares de direita na guerra antes do acordo de Havana se tornaram obscuras. Como dizem as camponesas e os camponeses dos territórios: “não se fala nem se age porque não se sabe de onde virá o tiro”. Nas palavras de um analista da paz, “os camponeses hoje têm de se mover em águas mais turbulentas do que antes de 2016”.

A reaproximação com a Segunda Marquetalia está progredindo, embora lentamente. A situação com o chamado Estado-Maior Central é completamente negativa e continua a se deteriorar. O diálogo com as Autodefensas Conquistadoras de la Sierra Nevada mal começou, e as incertezas prevalecem sobre as certezas. Quanto aos dissidentes liderados pelo codinome Calarcá, estão sendo feitos progressos por meio de mesas redondas locais, como a recente estabelecida em Meta com o bloco de Jorge Suárez Briceño, mas esses avanços são marcados por tensões devido aos confrontos em Cauca, em meio a uma grave crise humanitária.

Apesar desse panorama complexo e cada vez pior, continuamos a apoiar a política de Paz Total. No entanto, será que não é hora de considerar uma mudança radical de rumo, e seria prudente e eficaz reduzir o número de mesas de negociação para duas ou três, a fim de aproveitar os recursos e as capacidades do Estado e do governo e, assim, obter resultados concretos para as comunidades nos territórios?

Voz La Verdad del Pueblo
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