Por Stallone Ribeiro – Opinião
Se der “Sorte”
Para atender as 300 milhões de seringas para aplicar vacinas do Covid-19 orçadas pelo Ministério da Saúde, indústrias estimam 7 meses de produção. (CNN Brasil 2/12/2020)
Compra de Seringas pelo Ministério da Saúde alcança apenas 2,4% dos 331 milhões de seringas e agulhas necessárias. (CNN Brasil 29/12/2020).
Considerando que são mais de 215 milhões de brasileiros e duas doses de vacinas dos diferentes laboratórios em fase de aprovação ou uso emergencial nos EUA, Europa e Ásia, nenhum aprovado em definitivo nem emergencial pela Anvisa no Brasil, vamos precisar de no mínimo 430 milhões de seringas, agulhas e doses de Vacinas.
Como as indústrias nacionais indicam precisar de 7 meses de produção para entregar as agulhas e seringas, e que em estoques da Fiocruz e Instituto Butantã o Brasil tem menos de 20 milhões de doses, lamento informar que nossas vacinas não terminam em 2021… Talvez nem comecem…
Como 2022 é ano eleitoral para governadores, deputados, senadores e à presidência, precisamos antes de uma “Sinergia das Vacinas” sustentada pela autonomia administrativa dos Estados e Municípios que supere a polarização ideológica, as disputas eleitorais e principalmente a vacância administrativa do governo federal que diante da demanda global de 8 bilhões de habitantes, resolveu esperar os preços das seringas voltarem a níveis normais para retomar negociação de compras (Bolsonaro suspende compra de seringas até preços normalizarem – Terra 06/01/2021).
Considerando a lei da oferta e procura, se a indústria brasileira levar 7 meses para entregar 331 milhões de seringas e agulhas, somente em 14 meses teremos as quantidades necessárias para vacinar todos os Brasileiros e, diante da corrida global, mais de 190 países vão concorrer pelas vacinas, seringas e agulhas, logo, o preço não vai normalizar, tende sim a subir a cada dia. Com otimismo, apenas em Junho de 2022 teríamos a vacinação completa de Todos os Brasileiros! Isso se a ingerência for superada pela Urgência e tudo ser resolvido até fim deste Janeiro de 2021.
Considerando que o Instituto Butantã anunciou ser capaz de produzir 1 milhão de doses por dia, as 430 milhões de doses mínimas da projeção otimista seriam finalizadas em 1° de Abril de 2022 se iniciadas neste 31/Janeiro.
Desconhecendo os estoques reais de seringas e agulhas dos Estados e Municípios é Urgente que as Instituições Governamentais organizem a “Sinergia das Vacinas“! Estados e Municípios engajados com STF, podem legitimar sistema de intervenção nacional que estimule todas as Universidades, Laboratórios e Forças Armadas em uma produção inédita de insumos para então acelerar a distribuição das seringas, agulhas e vacinas.
_______________________________________
As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor (a) e não refletem necessariamente a política editorial do Fronteira Livre