A Secretaria Municipal da Educação de Toledo (Smed) realiza nesta quarta (13) e quinta-feira (14) o III Encantar com Arte. O evento deste ano, realizado no Teatro Municipal, mantém a proposta de fortalecer um momento para as escolas compartilharem apresentações de várias linguagens artísticas, trabalhadas pelos professores de Arte e de Educação Física. Das 36 escolas, 30 estão participando com apresentações.
“É muito importante a valorização desse trabalho do corpo, mente e movimento. Além do envolvimento de professores regentes, coordenadoras e diretoras, é um mérito dos professores de Artes e professores de Educação Física das nossas escolas municipais. A cada ano percebemos um avanço na qualidade das apresentações com movimentos mais complexos, maior envolvimento e organização das escolas. O fruto de uma produção realizada durante o ano está aqui no Teatro Municipal nesses dois dias”, exalta a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa.
Tudo começa com os trabalhos realizados na escola, dentro de quatro linguagens de arte: música, artes visuais, teatro e dança. As atividades são desenvolvidas com alunos do primeiro ao quinto ano. Cada escola escolhe qual trabalho será apresentado no teatro. É possível participar com uma apresentação de palco mais um trabalho exposto nas galerias. O tema é livre, como forma de incentivo à criatividade.
“Estou muito feliz e orgulhosa do trabalho que os professores estão realizando na escola. Estou muito satisfeita com o resultado, pois estou acompanhando as crianças se apresentando, os professores assistindo as crianças se apresentando e é uma satisfação muito grande vê-los no palco do teatro se realizando, percebendo que eles também podem fazer arte”, avaliou empolgada uma das coordenadoras de Arte da Smed, Daline Bortolotto Ferrari.
As aulas de artes estão presentes no currículo educacional do município. “Poder mostrar para as crianças que a partir da arte a gente pode se tornar mais sensível, aprender, se desenvolver, é fundamental. Mostrar para as crianças e para a comunidade escolar que arte é conhecimento é o nosso papel principal”, destaca Daline.
A outra coordenadora de Arte da Smed, Mariana de Holanda, conta que muitas crianças que não puderam estar no teatro para assistir as apresentações estão aproveitando a estrutura das salas com tv para acompanhar pela live da Secretaria de Educação, que transmite ao vivo o III Encantar com Arte. “Recebemos o feedback do pessoal que está acompanhando em casa e nas escolas. Então tem vários locais que estão acompanhando via live e estão adorando. Essa mobilização para fazer torcida e acompanhar os colegas é muito importante. Sem contar que o cheiro do teatro, essa vivência, esse frio na barriga ao subir no palco motiva e faz com que as outras crianças despertem esse interesse para a arte”
As coordenadoras destacaram também a importância daquele “friozinho na barriga” antes de subir no palco. Segundo elas, os alunos já estão tirando de letra e tratando o desafio com bastante naturalidade. primeiro dia, 14 escolas se apresentaram no palco do Teatro Municipal. As demais devem se apresentar nesta quinta-feira (14). A entrada é liberada de forma gratuita para a população, que também pode acompanhar de forma virtual pela live da Secretaria da Educação.
Veja também
https://www.fronteiralivre.com.br/conheca-o-programa-minha-casa-minha-vida/