O Sicoob apoia permanentemente as comunidades nas quais está inserido, com base no princípio do cooperativismo, que prevê o desenvolvimento local e o bem-estar das pessoas. É mais um diferencial das instituições financeiras associativas em relação a bancos tradicionais.
Ao apoiar iniciativas sociais, altruístas e voluntárias, a cooperativa busca incentivar outras ações de cidadania na sociedade. É nesse contexto que a cooperativa ajuda o Lar dos Velhinhos, visando a contribuir para a conscientização em torno da valorização e do respeito à população idosa.
“Ao auxiliar uma instituição de atendimento a pessoas idosas, mobilizamos não apenas a solidariedade, mas o aspecto educativo”, detalha Renato Schafranski, diretor do Sicoob Três Fronteiras. “É uma forma de valorizar e chamar atenção para o apoio que merece quem já contribuiu muito ao longo dos anos”, complementa.
Recentemente, o Sicoob Três Fronteiras fez a doação de três mil litros de leite e 50 pães do tipo caseiro para o Lar dos Velhinhos, instituição que atende pessoas idosas em Foz do Iguaçu. Os alimentos foram repassados por meio da associação Amar sem Fronteiras.
Incentivando práticas solidárias entre colaboradores e parceiros, três mil litros de leite foram arrecadados durante o Dia do Cooperativismo. Os pães, sem conservantes e de bastante maciez, foram produzidos com ingredientes doados pela cooperativa, por voluntários da Amar Sem Fronteiras.
Solidariedade sem fronteiras
Idealizador do projeto solidário Amar sem Fronteiras, Clayton de Campos destaca a ajuda recebida em prol do Lar dos Velhinhos. “O apoio do Sicoob é de extrema importância, pois toda a nossa produção é feita com doações de insumos”, agradece.
Ele reforça que o comprometimento do Sicoob serve de exemplo a outros atores no auxílio a comunidades. A cooperativa “tem colaborado para as instituições manterem seus projetos. Com isso, a soma dos esforços dá resultados para muitas famílias”, enfatiza Clayton.
Com quatro anos, a associação atende famílias em vulnerabilidade social, reunindo cerca de 15 voluntários. Uma parte da panificação produzida é comercializada, e o recurso, utilizado para a manutenção da estrutura e dos serviços.
As famílias recebem cestas básicas, pães e roupas recolhidos por doação. Desde que foi fundada, a associação já produziu mais de dez mil pães, sendo que 70% deles beneficiaram a alimentação de crianças, jovens, adultos e idosos de segmentos populares de Foz do Iguaçu.
Acesse, conheça e faça parte: www.sicoob.com.br.
(CME Sicoob Três Fronteiras)
Veja também
https://www.fronteiralivre.com.br/wonder-park-foz-celebra-crescimento-no-numero-de-turistas-e-expande-acao-beneficente/