Por Stallone Ribeiro
Volta às Aulas com Segurança: Dilema e Tensão
Para 41 cidades do Paraná:
“Não é Seguro Voltar Aulas Presenciais Agora!”
Conforme articulado pelo Governo do Paraná, SEED, NREs, Secretarias Municipais de Saúde e Secretarias Municipais de Educação para redigirem e emitirem novos decretos, nesta segunda-feira 24/5/21 está prevista a volta das aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino na maioria das Escolas e Cidades do Paraná.
Vale destacar que desde 2020 quando a pandemia chegou no Paraná, as Escolas e principalmente os Professores, pedagogos e diretores adaptaram o processo de ensino e aprendizagem e mantiveram com intensidade o trabalho remoto e atendimento dos estudantes, familiares e responsáveis a distância com segurança e dedicação. As aulas foram gravadas para a TV e redes virtuais como youtube. As redes sociais como facebook, instagram, twitter e whatsApp foram e estão sendo usadas de modo intenso para alcançar os estudantes e manter sua formação cidadã e intelectual. Inclusive com atividades impressas.
Corrobora-se que as aulas ao vivo acontecem aula a aula, dia a dia, turma a turma em todas as Escolas e os professores, estudantes e familiares podem interagir pessoalmente em áudio, vídeo e texto como em qualquer web conferência, jogos olímpicos, copa do mundo ou até jornais com links ao vivo.
Desta forma, com a manutenção das aulas ao vivo concentradas na plataforma google meet e google classroom, o Ensino e Aprendizagem aos estudantes estende a relação pessoal direta também aos pais, familiares, responsáveis e a nostalgia de voltar a Escola relatado por irmãos, pais, avós é frequente, pois muito assistem as aulas ao lado de suas crianças.
Considerando vários aspectos políticos, números oficiais de pandemia e pressão popular, 41 cidades do Paraná já disseram que não é seguro voltar as aulas presenciais neste momento e que a Educação Básica e Técnica pode se manter a distância (EaD) até que a pandemia seja controlada e a vacinação seja acelerada.
Veja a lista das 41 cidades do Paraná que anunciaram Não Voltar às Aulas Presenciais nesta segunda-feira 24/5/21:
01 – Guarapuava
02 – Palmital
03 – Maringá
04 – Sarandi
05 – Paiçandu
06 – Paulo Frontin
07 – União da Vitória
08 – Irati
09 – Guaratuba – prefeito suspendeu sem decreto
10 – Astorga
11 – Porecatu
12 – Mirasselva
13 – Goioerê
14 – Janiópolis
15 – Mamborê
16 – Moreira Sales
17 – Ubiratã
18 – Curitiba – suspensão da volta sem decreto
19 – Faxinal
20 – Paraíso do Norte
21 – Matinhos
22 – Morretes
23 – Juranda
24 – Nova Aurora (Decisão dos diretores/sem decreto)
25 – Ariranha do Ivaí, (decreto municipal
26 – Lidianópolis (decreto municipal)
27 – Cândido de Abreu (Decreto municipal)
28 – Lunardelli (decreto municipal)
29 – Rosário do Ivaí. (Decreto municipal até o dia 30/05)
30 – Godoy Moreira
31 – Grandes Rios.
32 – Jundiaí do Sul
33 – Guapirama
34 – Abatiá
35 – Andirá
36 – Itambaracá
37 – Sõo Jose dos Pinhais
38 – Piraquara
39 – Guaraniaçu
40 – Pato Branco
41 – Jaguariaíva
(Lista original 41 Cidades “Prefeitos se rebelam contra…“)
____________________________________________
As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor (a) e não refletem necessariamente a política editorial do Fronteira Livre