O Chile produz tanta energia solar que está oferecendo (quase) de graça

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Enquanto nós ainda estamos sonhando com a expansão das energias renováveis por aqui, nossos vizinhos chilenos já estão oferecendo energia solar praticamente de graça a seus usuários.

Com a popularidade das energias renováveis, o governo chileno desenvolveu usinas solares por todo o país, quadruplicando sua capacidade de geração de energia solar desde 2013. Porém, houve um excesso de oferta de energia em regiões que não tinham capacidade de distribuí-la a outras localidades.

Isso acontece porque o Chile tem duas redes elétricas: uma central e outra ao norte. O problema é que elas não se conectam, gerando uma falha na transmissão da energia, que causa um desequilíbrio na oferta entre as regiões e acaba derrubando os preços da energia elétrica.

O excesso de energia em algumas regiões, como o norte do país, beneficia consumidores, que usufruem do recurso quase de graça, enquanto os investidores começam a perder dinheiro quando se trata de eletricidade. O problema é que são os mesmos investidores que começam a hesitar na hora de financiar novas usinas… Mesmo assim, o problema da falta de ligação entre as redes elétricas do país só deve ser resolvido em 2017, com uma linha de transmissão que conecte as duas redes.

Até lá, a energia deve continuar a preço de banana no norte do Chile.

 

Sair da versão mobile