Mais de 200 pessoas participaram da posse da nova diretoria da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) Paraná – Regional Oeste, realizada na terça-feira, 14, em Foz do Iguaçu. A confraternização reuniu empresários e gestores da hotelaria, representantes do poder público, lideranças da sociedade, parceiros comerciais e profissionais da imprensa.
Durante o evento, as autoridades destacaram a retomada definitiva do turismo pós-pandemia e apontaram os desafios para o desenvolvimento da entidade e do setor no Destino Iguaçu, estado e país. A ABIH representa mais de 40 mil estabelecimentos de hospedagem, contribuindo para a geração de mais de três milhões de empregos diretos no Brasil.
O presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, frisou que a entidade promove a hotelaria em várias frentes de atuação. “Graças à defesa dos nossos interesses junto ao governo federal, Câmara de Deputados e Senado, conquistamos economias bilionárias para o setor com redução de impostos, contribuições, taxas, entre outros tributos”, enumerou.
Segundo ele, existem 585 projetos de lei relativos ao turismo em andamento no Congresso Nacional – mais de 80% deles refletem ameaças ao segmento hoteleiro. “Trabalho não falta. É uma atuação intensa e permanente da entidade na mediação por meio da Frente Parlamentar Mista da Hotelaria, conquista recente da ABIH, que reúne 246 parlamentares”, enalteceu.
Leia mais:
Como acabar com o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes?
Em seu discurso, o presidente da ABIH PR – Regional Oeste, Nilson de Nadai, contou que seu mandato priorizará a qualificação de mão de obra, gestão empresarial, além de novos produtos, serviços e tecnologias inovadoras, resultando em sustentabilidade do segmento hoteleiro.
O dirigente convidou os hoteleiros a conhecer e associar-se à entidade. “Eu já comentei em outra oportunidade e reitero: como hoteleiros não somos concorrentes. Os concorrentes são os outros destinos. Nós somos aliados em nossos elevados propósitos. E neste aspecto, temos como diretrizes estratégicas formarmos parcerias para projetarmos com toda energia o destino Foz do Iguaçu e região como a mais excelente opção de lazer e turismo, disse.
Autoridades ressaltam parcerias pelo turismo
A parceria do poder público com a iniciativa privada é o caminho para otimizar os resultados “da nossa principal vocação econômica”, defendeu o secretário municipal de Turismo, André Alliana. “Só para citar um dado: Foz participou de 89 eventos em outras cidades somente neste ano, numa união de prefeitura e empresas na divulgação do destino”, realçou.
Já o presidente da Câmara Municipal, João Morales, afirmou que o Legislativo iguaçuense tem se empenhado em todas as demandas oriundas do setor. “Contem com os vereadores para trabalhar em prol do progresso, gerando emprego, renda e sustentabilidade a partir da rede hoteleira, atrativos e demais atores da indústria do turismo”, salientou.
Para o presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez, além de atrativos magníficos, “a nossa grande” vantagem é união dos líderes pelo desenvolvimento do turismo. “Estamos caminhando celeremente para atingir a marca de dois milhões de turistas [no Parque Nacional do Iguaçu] em 2024”, declarou.
Já o presidente da ABIH Paraná, Paulo Peretti Iglesias, parabenizou a nova diretoria, composta por Nilson de Nadai (vice-presidente regional; Marcelo Sossela, diretor-administrativo; e Diego Cesar Vezaro, diretor-financeiro). “Desejo sucesso à nova gestão. Temos muitas lutas pela frente, regionais, estaduais e nacionais”, resumiu.
Parceiros
A programação da noite contou ainda com homenagem ao presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, e sua esposa, Morgana Linhares; apresentação da diretora-executiva do Visit Iguassu, Elaine Tenerello Valente, sobre as ações do Instituto de Promoção Turística de Foz do Iguaçu; e animação da banda The Moment Show.
O evento recebeu apoio institucional do Visit Iguassu e Sindhotéis, assim como dos parceiros comerciais: Desbravador, Casa da Limpeza Foz, Enerluz, Seiko Indústria Química, Lavanderia Gota D´Água, Alffainox, Aliança Máquinas para Lavanderia, e Grupo Bananall de Comunicação.