“Como Greta Thunberg falou, ‘nossa casa está pegando fogo’, e nós precisamos agir”, escreveu a atriz em seu site
A atriz Jane Fonda, de 81 anos, foi presa nessa sexta-feira, 11 de outubro, em Washington D.C. (EUA) por protestar contra as mudanças climáticas no Capitólio, prédio do legislativo norte-americano.
A cena foi filmada por um repórter do canal WUSA9. No vídeo, é possível ver a atriz – que veste um sobretudo vermelho – sendo levada, algemada, por um policial. Algumas dezenas de outras pessoas estão segurando placas de protesto na escada do Capitólio. “Fonda é a terceira (pessoa) presa aqui”, escreveu o repórter Mike Valerio no Twitter. Em um e-mail enviado para o site People, Eva Malecki, diretora de Comunicações da Polícia do Capitólio, confirmou que 16 pessoas foram presas no protesto.
Em seu site, Opens a New Window, a atriz falou que, inspirada pelos discursos da jovem ativista Greta Thunberg, decidiu se mudar para Washington D.C. para lutar contra as mudanças climáticas. “Como Greta Thunberg falou, ‘nossa casa está pegando fogo’, e nós precisamos agir”, escreveu a atriz no site.
“Estarei no Capitólio toda sexta-feira, faça chuva ou faça sol, inspirada e encorajada pelo incrível movimento que nossos jovens criaram. Não posso mais esperar e deixar que nossos funcionários eleitos ignorem – e pior ainda – empoderem as indústrias que estão destruindo nosso planeta em busca de lucro. Não podemos continuar defendendo isso”, destacou Fonda.
O grupo ‘Fire Drill Fridays’, do qual Fonda faz parte, compartilhou em seu Twitter um vídeo com discurso realizado pela atriz no protesto antes de ser presa.