Novo lote do imunizante foi enviado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI)
As doses adquiridas fazem parte do aditivo do contrato de compra de 10 milhões de vacinas, realizada no início deste ano, e foram produzidas no complexo fabril do instituto, em São Paulo, com IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) importado da farmacêutica Sinovac, na China. Em setembro, o Butantan já havia entregue um milhão de doses ao PNI, após a aprovação do uso da CoronaVac pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para o público de crianças de 3 a 5 anos.
Para a imunização com as duas doses previstas para o esquema vacinal completo de crianças dessa faixa etária é necessário um total de quase 12 milhões de doses de vacinas contra Covid-19.
Utilização da CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos
A extensão do uso da CoronaVac para a faixa etária de 3 a 5 anos, inclusive para crianças imunossuprimidas e com comorbidades, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 13/7. A aprovação foi motivada por estudos clínicos e dados epidemiológicos que demonstram a efetividade e a segurança da CoronaVac no público infantil. Pareceres das sociedades médicas convidadas, como a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), também contribuíram para a decisão do órgão.
Uma pesquisa do Chile, que aplica a CoronaVac nessa faixa etária desde dezembro de 2021, mostrou que o imunizante forneceu proteção de 69% contra internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 64,6% contra hospitalização por Covid-19.
A CoronaVac vem sendo aplicada desde janeiro deste ano em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, após aprovação unânime da Anvisa. Com esse novo envio, o Butantan totaliza 112 milhões de doses de CoronaVac encaminhadas ao Programa Nacional de Imunizações desde o início da campanha de vacinação, em janeiro de 2021.
















