Projeto de hortas nas escolas, inserção de merenda orgânica e ensino da origem dos alimentos.
Previsto para durar três anos, o projeto será testado inicialmente em 20 escolas. Serão abordados temas como agricultura, ciência animal e vegetal, empregos na indústria agrícola e conservação de recursos naturais. A ideia é aprimorar o programa para que seja ampliado a todas as instituições de ensino do estado.
Uma questão importante é que, na Geórgia, o ensino agrícola já está presente no “Middle” e no “High school”, equivalente a parte do nosso ensino fundamental (a partir do sexto ano) e ensino médio. Ou seja, o objetivo agora é inseri-lo no “Elementary school”, que vai do primeiro ao quinto ano. Tanto empenho não é à toa: o estado abrange praias costeiras, montanhas e campos agrícolas; e o setor primário ainda é importante para a economia do país.
Para além da questão financeira, o ensino da agricultura ainda pode formar adultos mais conscientes, principalmente, em tempos de negacionismo climático. O cuidado às florestas, o entendimento do caminho do alimento até chegar à mesa, a valorização do contato com a terra são alguns importantes passos que podem ser dados em experiências como esta. Mais do que nunca precisamos nos reconectar ao meio ambiente.