Cuba é o único país da América Latina a cumprir meta de educação da ONU

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O Relatório de Monitoramento Global de EPT 2015 foi lançado globalmente nesta quinta-feira (9), noite de quarta-feira (8) no Brasil, com um balanço dos países que cumpriram ou não as seis metas educacionais: educação e cuidados na primeira infância; educação primária universal; habilidades para jovens e adultos; alfabetização de adultos; igualdade de gênero na educação; qualidade da educação.

Segundo a Unesco, globalmente, um terço dos países alcançaram as seis metas.

Considerando apenas o principal dos seis objetivos, que é o acesso universal à educação primária, a Unesco informa que metade dos países do mundo e também metade dos latino-americanos conseguiram alcançar essa meta.

A diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, disse em nota que “o mundo tem feito um progresso enorme em direção à Educação para Todos”.

Ela alerta que, se fossem mantidas as tendências educacionais da década de 1990, haveria menos crianças hoje na escola. Para Irina, no entanto, é preciso montar estratégias para favorecer os mais pobres, em especial as meninas.

Para a Unesco, é preciso investir US$ 22 bilhões a mais todos os anos para garantir as metas globais de educação para 2030.

Sair da versão mobile