Características do investimento em ouro

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Começar a realizar investimentos visando a um retorno financeiro requer muita pesquisa para encontrar aquele que é certo para cada perfil.

O ouro é uma das formas mais tradicionais e antigas de aplicação e, desde os tempos antigos, investir em ouro tem sido uma forma de garantir a estabilidade com muita segurança.

Se você quer saber mais sobre esse investimento, continue a leitura, pois vamos falar sobre suas características, vantagens e desvantagens e como começar a investir.

Normalmente, em períodos de crise ou de crescente inflação, a demanda por câmbios estáveis e seguros aumenta, e consequentemente, o preço do ouro cresce acompanhando essa demanda. Por ser um ativo de negociação mundial o investimento em ouro se caracteriza como uma diversificação altamente segura.

Como o ouro é um recurso natural finito, o seu valor não está sujeito às intervenções econômicas dos governos, e sua escassez não pode ser compensada por fabricação. Assim, sua cotação é estável e funciona quase como uma garantia de não inflação.

Ou seja, ao comprar ouro você não deve apostar em uma alta valorização em um curto período de tempo, mas sim em uma garantia de estabilidade do valor investido ao longo do tempo, com um potencial de valorização a longo prazo. Por isso, o ouro é uma forma de proteção e garantia contra a desvalorização de patrimônio em períodos de inflação e crise financeira.

Outros fatores influenciam sobre o valor de negociação do ouro. Entre os principais estão: o preço do dólar, uma vez que no mercado financeiro o preço do ouro, assim como do petróleo, é cotado pelo valor desse moeda; e as taxas de juros praticadas no país, que têm correlação negativa com o preço do ouro.

Vantagens e desvantagens

Entre as vantagens de se investir em ouro, podemos destacar:

Já entre as desvantagens, chamamos atenção para:

Sair da versão mobile