Na última quinta-feira (19), a gerente da Divisão de Reservatório (MARR.CD), Simone Frederigi Benassi, participou do I Fórum Latino-Americano de Economia Verde (FLEV) no Teatro Vivo, em São Paulo (SP). A bióloga representou a Itaipu Binacional no painel “Conquistas e desafios na gestão de resíduos na América Latina”, falando sobre a relação entre segurança hídrica e resíduos sólidos.
O evento foi organizado pela EFE, a principal agência de notícias em espanhol e a quarta maior do mundo, e contou com a presença de jornalistas e representantes de organizações como o Banco Mundial, Unesco, Embrapa, Fundação Amazônia Sustentável, entre outros. O fórum teve como objetivo discutir projetos e modelos de políticas públicas para construir uma América Latina sustentável e inclusiva, além de criar um espaço que favoreça parcerias e a troca de experiências.
Para Benassi, é essencial falar sobre os resíduos sólidos em um fórum como esse. “Toda essa cadeia produtiva gera uma quantidade de renda para catadores e pessoas que trabalham com a separação dos resíduos, e quando eles vendem esse material reciclável, a economia se movimenta”, explica.
Leia mais:
Qual é o futuro para os trabalhadores por aplicativos no Brasil?
Em sua apresentação, ela levou dados de algumas ações que a Itaipu Binacional realiza para movimentar a economia verde, também conhecida como circular. No lago de Itaipu, por exemplo, foram realizadas 11 campanhas de coleta de resíduos junto com os pescadores, recolhendo, no total, 300 toneladas de materiais.
Além da conversa sobre a gestão de resíduos, o fórum também apresentou temáticas sobre a segurança alimentar e crise climática; acesso a água e recursos hídricos; descarbonização e energias renováveis; e o papel da economia verde no empoderamento de comunidades na região amazônica.