A posição de Foz do Iguaçu no índice governamental que afere o desenvolvimento das cidades paranaenses será tema de audiência pública na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 29, às 9h. Aberto para a comunidade, o diálogo reunirá vereadores, gestores, controladores sociais, especialistas em políticas públicas e representantes de entidades da sociedade civil.
A plenária foi solicitada pelo Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB – FI) à Casa de Leis. O objetivo é ampliar o debate com lideranças e a população em torno dos dados do município referentes ao recente Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), divulgado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
No Legislativo, o pedido tramitou com o requerimento do presidente João Morales (União Brasil), aprovado por unanimidade em sessão. O encontro tem “a finalidade de apresentação de indicadores da gestão pública municipal, em razão da divulgação do Índice Ipardes de Desempenho Municipal”, cita o documento.
O Observatório Social produziu e divulgou estudo comparativo da situação de Foz do Iguaçu com outras cinco cidades paranaenses, a partir do IPDM e de outros indicadores formulados por órgãos públicos, abrangendo o período de 12 anos. São municípios com perfis populacionais e orçamentários similares.
“Esses indicadores abrangem renda, saúde e educação, essenciais para as pessoas. Por isso, queremos debatê-los de forma ampla com a comunidade”, convida o presidente do Observatório Social, Jaime Nascimento. “A audiência pública é uma oportunidade para avaliar e propor soluções a favor do crescimento da cidade”, frisa.
Leia mais
Mutirão de reconhecimento voluntário de paternidade ou maternidade acontece em Foz dia 06
Ele prossegue contextualizando que um dos principais trabalhos dos controladores sociais iguaçuenses é o de produzir e analisar indicadores de gestão, atuação que foi premiada neste ano em concurso nacional de boas práticas. “Indicadores são a régua para medir o quê, o quanto e a qualidade dos serviços públicos prestados para o cidadão”, enfatiza.
Cenário
O Índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal, divulgado pelo Governo do Paraná, coloca Foz do Iguaçu na 90.ª colocação geral. No diagnóstico elaborado pelo Observatório Social, o desempenho da cidade é comparado com o de Maringá (6.ª posição no ranking), Cascavel (11.ª), São José dos Pinhais (35.ª), Guarapuava (56.ª) e Ponta Grossa (118.ª).
O levantamento agrega dados como arrecadação de impostos per capita, índice de emprego formal, capacidade de investimentos e condição demográfica. E ainda o crescimento do orçamento, a remuneração média mensal no serviço e no setor privado, além do Produto Interno Bruto (PIB), que possui particularidades devido ao ingresso de recursos da Itaipu Binacional.
Audiência Pública
Indicadores da Gestão Pública Municipal
Data: 29 de novembro (quarta-feira), às 9h
Local: plenário da Câmara de Vereadores (Travessa Oscar Muxfeldt, 81, centro)
Aberta ao público
(AI Observatório Social em Foz do Iguaçu)