Ativistas lutam contra o cruel rodeio de macacos

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Macacos são obrigados a usar fantasias e montar em cães para simular um rodeio.

Defensores dos direitos animais clamam pelo fim do tortuoso rodeio de macacos. Conhecido como”Monkey Rodeo”, o evento revoltante é organizado pelo time de beisebol Frederick Keys, em Maryland (EUA), e será realizado nos dias 15 e 16 de junho. Nele, macacos-prego são vestidos com roupas de rodeio e forçados a montar cães que correm em volta de um campo.

Ativistas da PETA descrevem tais espetáculos como “barulhentos e caóticos”, caracterizando o ambiente como antinatural e perigoso para os animais. Segundo a organização, esse tipo de situação expõe macacos a diversos ferimentos, incluindo chicotadas. Eles também correm o risco de serem arremessados contra objetos duros, como paredes, cercas e postes.

Especialistas revisaram os vídeos do evento e concluíram que os animais estavam sendo negativamente afetados. Eles apresentaram, principalmente, sinais de medo e ansiedade. No mais triste de todos, mostravam uma expressão vazia, de resignação, indicando que eles estão sofrendo de uma condição que os psicólogos chamam de “desamparo aprendido”.

Além disso, o treinador dos animais para o evento,Tim Lepard, já foi citado numerosas vezes pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos por violar a Lei Federal de Bem-Estar Animal. Ele já deixou de fornecer aos animais direitos básicos, como abrigo adequado e condições sanitárias dignas; não forneceu gerenciamento adequado de multidões e barreiras de segurança; deixou de armazenar os alimentos adequadamente e descartar os medicamentos vencidos; e constantemente está indisponível para inspeções.

A ativista local Jane Heller tentou diversas vezes unir os ativistas da região para dar um fim a essa tortura. Heller, que fundou e é diretora da Humane Society of Southern Maryland and York (“Sociedade Humanitária do Sul de Maryland e York”, em tradução literal), disse que ela vem lutando pelos direitos animais há mais de 30 anos.

Ela afirma que os dentes dos macacos são arrancados e eles têm seus pescoços acorrentados, além forçados a usar fantasias em condições meteorológicas adversas, pois na época do evento, a cidade registra altas temperaturas.

A exibição de macacos e outros animais selvagens em locais públicos é extremamente estressante para os animais. Se quer saber mais sobre o “rodeios de macacos” e como apoiar o fim da tortura dos macacos-pregos nesse local, clique aqui e envie ao proprietário do time de baseball seu pedido para que evento cruel acabe.

Sair da versão mobile