A Escola Estadual Indígena Cryspim Gy Mu, localizada na Aldeia Queimadas, é o mais novo local de votação da 167ª Zona Eleitoral de Ortigueira. A iniciativa, alinhada ao Programa Cidadania Plena, busca atender uma população de cerca de 750 indígenas que não precisarão mais se deslocar até o centro da cidade para votar.
Leia mais:
Lei proíbe guarda compartilhada em caso de risco de violência doméstica
Para divulgar o novo local de votação, o Cartório Eleitoral de Ortigueira, em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PR), promoveu, nesta segunda-feira (6), ação educativa no local. Trata-se do Projeto Aldeia Cidadã, que realiza, em aldeias indígenas, palestras sobre o voto, as eleições e a segurança do sistema eletrônico de votação. Ao final, é realizada uma simulação de votação na urna eletrônica.
Os 35 indígenas que participaram da ação foram orientados pelas servidoras da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP) da EJE-PR Mary Natsue Ogawa e Daniele Artigas e pelos servidores da 167ª ZE de Ortigueira, Maria Gabriela Telles Fontinelli e Conrado Cury Grahl Soares.
(Tribunal Regional Eleitoral Paraná)