Por Stallone Ribeiro
Pandemia e Racionamento de Águas no Paraná
Hoje, 22 de Março é celebrado o Dia Internacional da Água! E resgatar sua origem, distribuição, acesso e consumo são essenciais para garantir que a essência da Vida esteja disponível a todos os homens, mulheres, crianças, idosos, ricos ou pobres.
Através deste especial sobre Águas, gravado no dia 5 de Junho de 2020, Dia do Meio Ambiente, listamos dicas de como os governos devem legislar em áreas ainda inéditas como Águas Subterrâneas e assim proteger a Fonte da Vida!
O vídeo original é com o maringaense, Geólogo, Mestre em Engenharia e Doutorando em Hidrogeologia Hermam Vargas em diálogo com o cianortense Professor Especialista em Geografia, Meio Ambiente e Ensino que já atuou no IBGE, Copel e secretaria de Meio Ambiente Stallone Ribeiro.
A ideia de dialogar sobre Água e sua falta na Crise se deve a Pandemia de Covid-19 exigir Água para higiene e Saúde de todos no mesmo período que o Estado do Paraná reconhece Crise Hídrica e impõe rodízio de abastecimento na sua maior área metropolitana a mais de 3 milhões de habitantes. A crise Hídrica e o rodízio de abastecimento em Curitiba e região metropolitana já dura 10 meses…
O vídeo original tem 55 minutos e aborda de modo simples, dinâmico e simpático os Rios Voadores, sistemas hídricos fluviais, aquíferos, El Niño, Lá Niña, ciclos econômicos, desmatamentos, secas, estiagens, exploração de aquíferos por poços e carência de legislação, controle, fiscalização e gerenciamento das Águas Subterrâneas.
Vale a pena assistir!
____________________________________________
As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor (a) e não refletem necessariamente a política editorial do Fronteira Livre