Na manhã desta quinta-feira (6), a Diretoria Executiva de Itaipu homenageou oito bombeiros da empresa que demonstraram grande coragem e profissionalismo durante a missão de ajuda humanitária em Canoas, no Rio Grande do Sul, ocorrida entre os dias 5 e 10 de maio.
Em uma cerimônia especial antes da Reunião da Diretoria Executiva (RDE), os diretores brasileiros e paraguaios da Itaipu, Enio Verri e Justo Arcio Zacarias Irun, respectivamente, entregaram placas de reconhecimento aos oito homenageados.
Os bombeiros, parte do Corpo de Bombeiros da Itaipu, se juntaram à força-tarefa de resgate em Canoas após as severas enchentes que atingiram o estado. Durante cinco dias intensos, eles resgataram 260 pessoas e mais de 100 animais, incluindo cães, gatos, aves e suínos, além de prestar suporte às forças de segurança.
O diretor-geral brasileiro, Enio Verri, destacou a importância da atuação dos bombeiros: “Parabéns pelo trabalho realizado no Rio Grande do Sul. Embora sejamos percebidos como duas empresas, na verdade somos uma, comprometida com o Brasil e o Paraguai. A atuação de vocês, tanto brasileiros quanto paraguaios, reflete essa unidade. Vocês aplicaram seu treinamento e salvaram muitas vidas.”
O diretor-geral paraguaio, Justo Arcio Zacarias Irun, acrescentou: “Nestes 50 anos de nossa empresa, nos orgulhamos da produção de energia, do impacto social e, principalmente, da solidariedade das pessoas que trabalham aqui. Parabéns pelo comprometimento de cada um de vocês.”
O superintendente de Segurança Empresarial, Washington Alves da Rosa, sublinhou a importância da rápida resposta dos bombeiros: “A atuação dos bombeiros foi crucial, pois chegaram no momento inicial da tragédia, quando o povo gaúcho mais necessitava. Foi uma oportunidade para nossos bombeiros mostrarem sua capacidade, competência e espírito de colaboração binacional.”
Leonardo Triaca, um dos bombeiros homenageados, expressou o sentimento da equipe: “Esta foi a missão mais importante da minha carreira: ajudar aquelas pessoas em uma situação catastrófica. Fizemos uma diferença significativa, ajudando muitas famílias e resgatando muitos animais. Nosso trabalho foi de excelência.”
Os oito bombeiros reconhecidos foram: Anderson Matos da Silva, Angel Dario Alvarenga Camelli, Cristhian Marin Morinigo, Leonardo Pereira Triaca, Marcio Rodrigo Marquetto Maurício, Marcos Danilo Zarpelão Marchi, Rafael de Jesus Gomes e Thiago Franco Ribeiro.
A atuação dos bombeiros de Itaipu em Canoas exemplifica o compromisso da empresa com a segurança e o bem-estar das pessoas, tanto dentro quanto fora da organização. A coragem, competência e solidariedade desses profissionais são inspiradoras, lembrando-nos da importância de agir com responsabilidade e compaixão em momentos de crise.
















