Diariamente, mais de 720 funcionários trabalham intensamente nas obras do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Anunciada pela CCR Aeroportos em outubro de 2023, a construção já ultrapassou 75% de conclusão. Com um investimento superior a R$ 350 milhões, a previsão é de que as obras sejam finalizadas até novembro deste ano.
Nas obras de expansão e modernização do Aeroporto de Foz do Iguaçu, centenas de profissionais, incluindo operários, engenheiros, arquitetos, operadores e encarregados, trabalham em turnos diurnos e noturnos. Com a conclusão das obras, a capacidade anual de operação do aeroporto aumentará de 2 milhões para 6 milhões de passageiros.
O terminal de passageiros será ampliado em 5 mil metros quadrados para acomodar novas salas VIP, restaurantes, bares, lojas de presentes e outros estabelecimentos que atenderão à crescente demanda. Os passageiros de voos internacionais terão acesso a uma nova sala de embarque, conectada às aeronaves por pontes de embarque, além de melhorias nas áreas de embarque doméstico.
A concessionária responsável, CCR Aeroportos, está construindo novos pátios de aeronaves com 13 posições e ampliando o terminal de cargas. A homologação da extensão da pista de pousos e decolagens do Aeroporto de Foz está prevista para conclusão em março de 2025, tornando-a a segunda maior pista do sul do Brasil.
O gerente do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, Wander Melo Jr., destaca que as obras têm melhorado significativamente a operação e o fluxo de passageiros, o que tem aumentado a demanda de voos no terminal. “A realização de todo esse movimento de obras sem interromper a operação é o nosso maior desafio, mas estamos conseguindo superar isso todos os dias”, afirma Wander. Ele também menciona que já foram inaugurados novos espaços, como um novo check-in e uma nova área de embarque internacional, que têm melhorado a experiência dos passageiros. Além disso, obras menos visíveis, como as melhorias no pavimento da pista, também têm feito toda a diferença na operação do aeroporto.
Elmo Copello, gerente de obras do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, assegura que o cumprimento de todos os cronogramas estabelecidos pela CCR Aeroportos é resultado do trabalho colaborativo da equipe. “Mais de 700 pessoas, muitas vindas de diferentes regiões do Brasil, estão reunidas aqui para desenvolver este terminal, que é essencial para o setor turístico de Foz do Iguaçu”, afirmou Copello. Ele acrescentou: “Projetamos um terminal moderno que atende às demandas requisitadas, posicionando o Aeroporto de Foz como um dos melhores do Brasil.”