Foz do Iguaçu, PR – A III Jornada RESPAD Sul realiza, na quinta-feira (20), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, um amplo exercício simulado de busca e salvamento em situações de inundações e enxurradas. A atividade reúne bombeiros militares do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul em diferentes cenários operacionais.
O RESPAD tem como objetivo fortalecer a integração entre os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil e ampliar a capacidade de mobilização, coordenação e resposta conjunta diante de desastres de grande magnitude.
Durante o exercício, as equipes atuam em situações que exigem diferentes técnicas de salvamento e resgate, com foco no aprimoramento da coordenação operacional, da interoperabilidade, da comunicação e da atuação integrada em cenários de emergência.
As equipes foram previamente designadas e estão em deslocamento ou atuação nas respectivas bases. Toda a operação é acompanhada por um posto de comando, que recebe informações e imagens em tempo real, inclusive por meio de drones.
A estrutura permite monitorar os cenários, gerenciar os recursos disponíveis e apoiar a tomada de decisões ao longo do exercício.
Cinco bases simulam situações de emergência
A III Jornada RESPAD Sul conta com cinco bases operacionais, distribuídas em diferentes pontos de Foz do Iguaçu e voltadas à reprodução de situações semelhantes às encontradas em ocorrências reais.
Base 1 – Rafting Rio Iguaçu: simulação de resgate em corredeiras, com uma vítima ilhada sobre uma formação rochosa após cair de uma embarcação. A atividade exige leitura do rio, identificação dos riscos, definição da técnica de aproximação e retirada segura da vítima.
Base 2 – Ponte Internacional Tancredo Neves: operação de salvamento vertical de uma vítima isolada na sapata de um dos pilares da ponte entre o Brasil e a Argentina. O cenário envolve acesso por cordas, instalação de sistemas de ancoragem, segurança no ambiente aquático e extração controlada da vítima.
Durante o atendimento, uma nova ocorrência é apresentada às equipes, exigindo a reorganização dos recursos e o gerenciamento simultâneo dos cenários.
Base 3 – Rio Tamanduá: atendimento a um acidente envolvendo uma embarcação que virou durante a passagem por uma área de corredeiras. Uma das vítimas consegue chegar à margem, enquanto outra permanece em local de difícil acesso. A atividade avalia técnicas de busca, progressão e resgate em águas rápidas.
Base 4 – Cachoeira da Usina: operação integrada de salvamento aquático e aéreo para o resgate de uma vítima isolada em uma formação rochosa próxima a uma cachoeira. Conforme as condições operacionais e climáticas, o exercício poderá contar com o emprego de aeronave para a extração da vítima.
Base 5 – Canal da Piracema: operação noturna de salvamento após uma elevação rápida do nível da água, com possíveis vítimas ilhadas e um grupo de caiaquistas que também necessita de atendimento. O cenário avalia iluminação, comunicação, busca, contabilização e retirada de vítimas em ambiente de baixa visibilidade.
Os cenários exigem avaliação contínua dos riscos, tomada de decisão, comunicação, comando e trabalho integrado entre as equipes. A atividade também permite avaliar protocolos, equipamentos e procedimentos utilizados em operações de busca e salvamento.
A partir dos resultados obtidos durante o simulado, os órgãos envolvidos podem identificar oportunidades de aprimoramento para futuras mobilizações conjuntas dos Corpos de Bombeiros Militares.
A III Jornada RESPAD Sul é promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com organização do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), participação dos Corpos de Bombeiros Militares de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e apoio da LIGABOM – Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.
III Jornada RESPAD Sul – Nenhuma vida fica para trás.


















