No Ășltimo final de semana, o skatista de 15 anos Gui Khury saiu vitorioso na categoria vert do Jackalope Festival, o principal evento de esportes radicais do CanadĂĄ realizado em Mississauga. Isso marca o terceiro tĂtulo de campeonato de Gui na categoria, apĂłs seus recentes triunfos no Tony Hawk’s Vert Alert e a medalha de ouro em Best Trick no X-Games Ventura este mĂȘs.
Altamente respeitado no cenĂĄrio internacional, o Jackalope Festival reĂșne competiçÔes de Skate, Escalada, Base Jumping, BMX, Breaking e FMX, apresentando atletas locais e internacionais em competiçÔes de alto nĂvel para homens, mulheres e crianças. A missĂŁo do festival Ă© mostrar esportes radicais e unir comunidades em todo o mundo para capacitar os atletas a atingirem seu desempenho mĂĄximo.
Gui Khury dominou o evento, garantindo o primeiro lugar em Mississauga, seguido pelo compatriota Rony Gomes em segundo lugar e a atleta japonesa Ema Kawakami completando o pĂłdio. Como campeĂŁo, o curitibano ganhou uma viagem com todas as despesas pagas para Montreal, onde o prĂłximo evento Jackalope serĂĄ realizado em setembro. O festival final acontecerĂĄ em Virginia Beach no ano que vem.
Nascido para a grandeza no esporte, a vida de Gui Khury estĂĄ entrelaçada com skateparks desde cedo. Aos 5 anos, ele jĂĄ impressionava com suas habilidades e coragem, enfrentando manobras avançadas como big airs e spins em mega rampas. Hoje, aos 15 anos, o jovem atleta prodĂgio acumulou uma coleção de conquistas sem precedentes, incluindo o Guinness World Records, e Ă© considerado um dos maiores nomes do skate masculino.
Em julho de 2021, Gui fez histĂłria ao se tornar o primeiro skatista a fazer um giro de 1080° â trĂȘs rotaçÔes completas no ar â em uma competição de vert, e o atleta mais jovem a ganhar uma medalha de ouro no X-Games, a mais prestigiada e renomada competição de esportes radicais. O feito tambĂ©m superou o recorde estabelecido pela lenda do skate americano Tony Hawk e foi imortalizado no Guinness Book of World Records de 2022. No total, Gui detĂ©m trĂȘs recordes mundiais do Guinness: um por ser o atleta mais jovem dos X-Games, outro por ser o primeiro skatista a fazer um giro de 1080° no vert, e o mais recente por ser o mais jovem medalhista de ouro dos X-Games (masculino). Em 2022, Gui Khury tambĂ©m foi convocado pela primeira vez para integrar a Seleção Brasileira JĂșnior de Skate para representar o paĂs na temporada e se tornou o mais jovem campeĂŁo brasileiro de vert da histĂłria.
















