Español Português
AGORA

UNILA recebe inscrições para pós-graduação em Energia e Sustentabilidade

São 27 vagas para mestrado e 20 para doutorado, com ingresso em 2027; inscrições gratuitas terminam em 25 de outubro

Programa de pós-graduação da UNILA reúne pesquisas sobre fontes de energia e processos sustentáveis. Foto: Moisés do Nascimento Bonfim/SECOM-UNILA.

Foz do Iguaçu, PR – A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) está com inscrições abertas para o processo seletivo do mestrado e do doutorado do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (PPGIES). São 47 vagas para ingresso em 2027, sendo 27 para o mestrado e 20 para o doutorado. O prazo para se inscrever termina em 25 de outubro.

Tanto a seleção quanto os cursos são gratuitos. As regras e orientações para participar estão disponíveis nos editais PPGIES 24/2026, referente ao mestrado, e PPGIES 25/2026, destinado ao doutorado.

Vagas e ações afirmativas

As vagas serão distribuídas igualmente entre brasileiros e estudantes internacionais. Além disso, 30% do total são reservadas a candidatos negros e pessoas com deficiência.

A Política de Ações Afirmativas da UNILA também prevê vagas adicionais para indígenas, quilombolas, pessoas trans, refugiados, solicitantes de refúgio e pessoas com visto humanitário. As vagas que não forem preenchidas poderão ser redistribuídas, conforme as regras estabelecidas para o processo seletivo.

Quem pode participar

Podem se candidatar pessoas com diploma de graduação nas áreas de Engenharias, Ciências Exatas, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas, área Multidisciplinar ou campos afins que abranjam as linhas de pesquisa do programa.

O PPGIES trabalha com duas linhas de pesquisa: Materiais e dispositivos para fontes de energia e Tecnologias e processos sustentáveis.

Os projetos apresentados pelos candidatos devem estar alinhados à área de atuação do orientador pretendido. A indicação do orientador precisa ser feita no momento da inscrição.

Como será a seleção

O processo seletivo terá duas etapas, ambas classificatórias e eliminatórias: avaliação do projeto de pesquisa e entrevista.

Na primeira fase, será analisada a proposta de pesquisa apresentada pelo candidato, que deverá estar relacionada aos temas de estudo do programa e à área de atuação do orientador indicado.

Os interessados devem consultar o edital correspondente ao curso escolhido para verificar os critérios de participação, a documentação exigida e as demais regras da seleção. As aulas do mestrado e do doutorado estão previstas para começar em 2027.

Steve Rodríguez

*Steve Rodríguez é repórter do Fronteira Livre, pesquisador e doutorando pela UNILA com formação interdisciplinar em narrativa audiovisual, estudos culturais latino-americanos e práticas pedagógicas anticoloniais. Sua trajetória combina criação artística (teatro, cinema e cultura visual) com reflexão teórica, orientada pela perspectiva dos estudos visuais de Nicholas Mirzoeff.

Receba notícias no WhatsApp do Fronteira LivreReceba notícias no WhatsApp do Fronteira Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *