Foz do Iguaçu, PR – O Centro Acadêmico de Direito da Unioeste (CADU), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, promove entre os dias 25 e 28 de agosto o XVIII Jurisciência. O evento científico será realizado no Auditório Alcibíades Luiz Orlando, na Unioeste, e reunirá juristas e pesquisadores para discutir as transformações do Direito e os desafios da ciência jurídica para o futuro.
A programação também marca os 25 anos de aprovação do curso de Direito da Unioeste em Foz do Iguaçu. A criação do curso foi autorizada pela Lei Estadual nº 13.151, aprovada em maio de 2001. A edição deste ano do Jurisciência pretende relacionar a trajetória e a tradição do curso com as novas demandas do Direito e sua influência na região.
O evento tem como objetivo promover e divulgar trabalhos científicos relacionados a diferentes áreas do Direito. Além das palestras, a programação inclui oficinas voltadas à prática jurídica e destinadas principalmente a acadêmicos de cursos de Direito.
Programação reúne professores, desembargadora e especialistas
A abertura do XVIII Jurisciência ocorre em 25 de agosto, com palestra de Manoel Caetano Ferreira Filho sobre
“O papel do Direito na Transformação da Sociedade: Passado, Presente e Futuro”.
Ferreira Filho é advogado, árbitro e professor de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também foi Procurador do Estado do Paraná, juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), entre 2003 e 2005, e Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre 2013 e 2015.
No dia 26 de agosto, a programação terá a participação da desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Priscila Placha Sá. O tema da palestra será “Linguagens Feminicidas: as novas arenas da violência de gênero em tempos digitais”.
A magistrada teve atuação como advogada criminalista em Curitiba, com experiência nas áreas de Direito Penal, populismo do Direito Penal, teoria do crime, política criminal, criminologia e feminismo. Placha Sá é doutora em Direito do Estado pela UFPR, título obtido em 2013.
No mesmo dia, serão realizadas duas oficinas. A primeira, “Desafios e perspectivas: Prática nos grupos reflexivos para homens acusados de crimes previstos na Lei Maria da Penha”, será conduzida por Maira Soalheiro Grade, no miniauditório.
A segunda oficina terá como tema “O uso ético das IAs e como utilizar elas para a escrita do TCC”, com Marcel Augusto Gava de Salles e Isadora Meneghel Begnini.
No dia 27 de agosto, a palestra será conduzida por Eneida Desiree Salgado, professora da UFPR e especialista em Direito Constitucional e Eleitoral. O tema será “Eleições, desinformação e autenticidade democrática”.
Salgado é uma das fundadoras do Instituto Política Por.De.Para Mulheres, iniciativa que nasceu como grupo de pesquisa vinculado à UFPR e à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e promove encontros e debates sobre a participação das mulheres na política.
O encerramento do XVIII Jurisciência será realizado em 28 de agosto, com palestra de Mauricio Stegemann Dieter, professor do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). A conferência terá como tema “Letalidade policial”.
Serviço
XVIII Jurisciência
Data: 25 a 28 de agosto.
Local: Auditório Alcibíades Luiz Orlando, Unioeste Foz do Iguaçu — Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1300, Polo Universitário.
O evento é aberto à comunidade e oferece certificado aos participantes inscritos. As inscrições estão disponíveis pelo endereço server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/XVIIIJURISCIENCIA.
Programação
25 de agosto — Abertura
Palestra com Manoel Caetano Ferreira Filho.
Tema: “O papel do Direito na Transformação da Sociedade: Passado, Presente e Futuro”.
26 de agosto
Palestra com a desembargadora Priscila Placha Sá, do TJPR.
Tema: “Linguagens Feminicidas: as novas arenas da violência de gênero em tempos digitais”.
Oficina 1: “Desafios e perspectivas: Prática nos grupos reflexivos para homens acusados de crimes previstos na Lei Maria da Penha”, com Maira Soalheiro Grade.
Oficina 2: “O uso ético das IAs e como utilizar elas para a escrita do TCC”, com Marcel Augusto Gava de Salles e Isadora Meneghel Begnini.
27 de agosto
Palestra com Eneida Desiree Salgado, professora da UFPR e especialista em Direito Constitucional e Eleitoral.
Tema: “Eleições, desinformação e autenticidade democrática”.
28 de agosto — Encerramento
Palestra com Mauricio Stegemann Dieter, professor da USP.
Tema: “Letalidade policial”.



Deixe um comentário