Apesar de que existem muitas variações dentro da espécie, o mais encontrado é o negro, conhecido também como peixe mouro negro.
Possui os olhos esbugalhados, o corpo redondo e barbatana caudal dupla. É um peixe com esperança de vida entre 5 e 10 anos. Para conservá-lo, é necessário tratá-lo com uma série de cuidados e atenções. Em umComo.com.br indicamos como cuidar de um peixe telescópio.
1 – O peixe telescópio é muito sensível à luz e possui escassa visão, apesar de seus olhos esbugalhados. É muito propenso a adoecer com fungos nos olhos, por isso deve ser muito controlado. É um peixe que, por sua pouca vitalidade, perde a visão com o passar do tempo, podendo ficar cego muito cedo. Por isso, é conveniente cuidá-lo bem.
2 – Deve-se ter um grande controle da água do aquário, pois não suportam as mudanças bruscas de temperatura e poderiam morrer. Igualmente, não é aconselhável submetê-los a temperaturas muito baixas. Este fator deve ser controlado muito pois poderia afetar sua vista e sua debilidade geral.
3 – Os peixes telescópio são muito limitados para a natação, por isso o filtro do aquário não deve ser muito forte, uma vez que poderia arrastá-lo e acabar com ele.
4 – Evite colocar no aquário qualquer elemento com arestas ou pouco flexível, já que ele poderia trombar com eles por sua falta de visão. Podem se machucar feio se isso não for controlado.
5 – O melhor que você pode fazer é colocar plantas naturais no aquário que controlam o nitrogênio dentro dele, e além do mais são flexíveis e não machucam o peixe caso ele bata nelas.
6 – Para os peixes telescópio é fundamental comer quantidades muito pequenas, por sua baixa capacidade estomacal. Recomenda-se, portanto, alimentá-los com muita frequência, muitas vezes ao dia, mas sempre em quantidades muito pequenas.