A cada 12 de outubro, a hispanoamérica lembra da chegada de Cristóvão Colombo. Normalmente este dia é feriado nacional na América do Sul e nas últimas décadas o foco desta comemoração está nas comunidades indígenas que habitaram – e ainda habitam – nossas terras. Nesta matéria, vamos mencionar alguns dos povos indígenas mais importantes do continente e contaremos como você poderá visitar alguns, que decidiram abrir suas portas para que os turistas do mundo possam conhecer as suas tradições ancestrais.
Guaranis na Argentina
Durante a visita à Comunidade Guarani de Iguazú, você aprenderá como os costumes ancestrais são transmitidos de uma geração para outra / Foto: Daytours4u
Os guaranis não estão somente na Argentina, também estão no Paraguai, no Brasil e na Bolívia. Estas populações formaram suas comunidades no século V e habitavam as florestas tropicais do alto Paraná e o altiplano brasileiro. Atualmente é possível visitar a Comunidade Guarani Yriapú em Iguaçú, que fica nos bosques missioneiros que rodeiam as Cataratas. Durante este contato com a comunidade, os turistas vão andar pela trilha Yvrya Romi e conhecerão mais sobre o pensamento ancestral deste povo místico.
Leia mais: Morre no Rio de Janeiro aos 92 anos, o tetracampeão do mundo Zagallo
Reserve aqui seu Tour a Comunidade Guarani em Misiones, um tour sustentável que vai lhe possibilitar apoiar realmente as famílias que cuidam deste lugar mágico na Argentina.
Ticuna de Macedônia na Colômbia
Viaje para Letícia na Colômbia, percorra seus caminhos, navegue pelos rios e viva uma autêntica experiência amazônica / Foto: Alfnqn, canva pro.
No Amazonas colombiano convivem uma enorme diversidade de povos indígenas: os andoke, cocama, bora, yagua, barasana, ocaina, entre outros. A comunidade indígena Ticuna de Macedônia é famosa pelos seus artesanatos bem elaborados e pela sua magnífica arte ritual ancestral. Para visitar este povo amazônico, recomendamos pegar um voo até Letícia e contratar um pacote de 4 dias e 3 noites, que inclua as excursões para as principais atrações do lugar.
Veja aqui o pacote Aventura Amazonas e viva uma experiência amazônica autêntica.
Atacameños no Chile
Os povos indígenas mais conhecidos do Chile são os aymaras, quechuas, atacameños, collas, diaguitas, mapuches, kawashqar, alacalufe, yámana, yagán e rapa nuí. Os mapuches são a tribo mais populosa e são seguidos em relação ao número de habitantes pelos aymara e pelos atacameños. Os atacameños podem ser visitados em San Pedro de Atacama e você pode aproveitar o passeio para conhecer também os Gêiseres del Tatio, que é um tipo especial de fonte de água termal que lança uma coluna de água quente e vapor no ar.
Viaje ao coração do deserto mais seco da terra com o Tour a Gêiseres del Tatio e descubra a comunidade de atacameños do povo de Machuca.
Quechuas no Peru
No Peru existem 55 povos indígenas, segundo o Ministério de Cultura do país. Os achuar, os aymara e os quechuas são três dos mais conhecidos. Na ilha de Taquille, a 36 quilômetros da cidade de Puno tem uma comunidade encantadora de quechuas, que recebem os turistas com suas tecelagens impressionantes de altíssima qualidade artesanal. Para visitar o lugar, você deve ir até Puno e de lá pegar uma lancha de duas horas e meia até a ilha.
Entre em contato e peça um orçamento para passar um Dia Completo em Taquille e Ilha de Uros.
Aymaras na Bolívia
No Estado Plurinacional da Bolívia existem atualmente 33 comunidades étnicas. Os povos com maior quantidade de habitantes são os quechuas e os aimará/aymara, que são descendentes da civilização inca. Para conhecer uma comunidade aymara próxima de La Paz -a 72 quilômetros- é só viajar até as Ruínas Tiwanaku, um dos centros mais antigos da cultura americana.
Peça aqui um orçamento para a Visita às Ruínas Tiwanaku na Bolívia e conheça construções incríveis e milenárias, como a Porta do Sol, a pirâmide de Akapana e mais.
Shuar no Equador
Conheça a comunidade quéchua na ilha de Taquille e deixe-se envolver pelo misticismo do Peru / Foto: Jalvaresg/Canva
A importância dos povos indígenas no Equador está refletida no reconhecimento das suas comunidades como nacionalidades. São 14 no total e ao menos um milhão de pessoas se sentem identificadas com algum destes povos ancestrais.Os shuar estão localizados no Amazonas equatoriano e nem todas as comunidades permitem o acesso dos turistas, mas a Comunidade Shuar Consuelo é uma das exceções. Você pode chegar lá desde Guayaquil, Quito ou Cuenca, as principais cidades do Equador.
Se você não está planejando visitar a Amazônia equatoriana, conheça um dos vulcões mais altos do Equador e fique deslumbrado com sua majestade e paisagens. Descubra o Parque Nacional de Cotopaxi e a Lagoa de Quilotoa Tour.
Achés no Paraguai
Os achés são um povo originário pertencente à família linguística guarani, por mais que tenham tradições e costumes bem diferentes. Estes indígenas são de pele branca, olhos claros e os homens usam barba, algo incomum nos guaranis. Existem pelo menos 5 grupos de achés mas os guayaki são os que habitam a região oriental paraguaia, especificamente a Cordilheira do Mbaracayu. Para viajar até este lugar, recomendamos reservar um pacote de pelo menos 3 dias e 2 noites saindo de Assunção.
Explore as origens da América do Sul através dos seus povos ancestrais e descubra toda a diversidade cultural, natural e histórica que possui o nosso enorme continente. Viva experiências de viagem autênticas e faça um roteiro de viagem único incluindo estes tours sustentáveis extraordinários.