Durante sua estadia em Foz do Iguaçu para apresentar o espetáculo “Autobiografia Autorizada”, Paulo Betti viveu momentos emocionantes nesta terça-feira (11). Convidado pela Itaipu Binacional, patrocinadora da peça em celebração aos seus 50 anos, o ator visitou a usina e plantou uma jabuticabeira no Bosque dos Visitantes. A escolha simbólica da árvore remeteu à sua infância no interior de São Paulo, onde a fruta era vendida nas ruas, despertando recordações saudosas.
Plantar a jabuticabeira perto de outra árvore plantada em 2004 por seu amigo José Wilker intensificou ainda mais a emoção do momento. “É a primeira vez que visito a usina e estou adorando. Plantar uma árvore, deixar uma marca aqui, foi algo muito comovente”, declarou Betti.
O espetáculo, um monólogo escrito pelo próprio ator, de 71 anos, baseia-se em textos e anotações feitas ao longo de sua vida. Com direção de Juliana Betti e Rafael Ponzi, Paulo Betti revive momentos da infância e interpreta personagens que marcaram sua trajetória, muitos deles lavradores de origem italiana.
“Para mim, esse encontro [com o público] é essencial. Gosto dessa troca, de poder falar algumas coisas, valorizar os antepassados, no seu aspecto familiar mais profundo. A valorização do pai, do avô, dos irmãos. As pessoas assistem e ficam com vontade de contar um pouco da sua vida. Cada ser humano tem uma história que é um filme”, disse o ator.
Lançada em 2015, a peça inicia uma nova temporada em Foz do Iguaçu e seguirá para outras 14 cidades do Paraná, também em comemoração aos 50 anos da Itaipu. A próxima apresentação será nesta quarta-feira (12), em Medianeira, encerrando em Londrina, no dia 30 de junho. Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos na plataforma Sympla.
Além dos palcos, “Autobiografia Autorizada” será transformada em um livro de memórias. Paulo Betti também está escrevendo outros dois livros e se preparando para uma nova peça teatral, “O Mambembe”, baseada na obra de Arthur de Azevedo, com direção de Emílio de Mello.
Leia mais: Aconchego e exclusividade com o suéter artesanal em algodão: Uma obra de arte para aquecer seus dias
Durante a temporada no Paraná, Paulo Betti oferecerá uma oficina online de roteiro para cinema. Os filmes “A Fera na Selva” e “Cafundó” estarão disponíveis gratuitamente para os inscritos, que poderão se registrar no dia da apresentação do espetáculo em Foz do Iguaçu.
As apresentações de “Autobiografia Autorizada” fazem parte das comemorações dos 50 anos da Itaipu, celebrados no dia 17 de maio, e 40 anos de produção da hidrelétrica binacional. O cantor Jão abriu a programação com um show gratuito no Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu, no dia 19 de maio.
Programação Completa de “Autobiografia Autorizada” no Paraná
- Foz do Iguaçu – 11/6
- Medianeira – 12/6
- Francisco Beltrão – 13/6
- General Carneiro – 14/6
- Guarapuava – 15/6
- Jardim Alegre – 16/6
- Campo Mourão – 17/6
- Umuarama – 18/6
- Paranavaí – 19/6
- Matinhos – 25/6
- Página – 26/6
- Castro – 27/6
- Embrião – 28/6
- Santa Cecília – 29/6
- Londrina – 30/6
Para mais informações e reservas, visite a plataforma Sympla.