Em sua segunda edição, o Prêmio Raymundo Magliano Filho do Instituto Norberto Bobbio (INB) reconheceu trabalhos acadêmicos e iniciativas que impulsionam a cidadania financeira no Brasil. Realizada no dia 13 de junho na Arena B3 em São Paulo, a premiação homenageou a memória do ex-presidente da Bolsa de Valores de São Paulo e fundador do INB, Raymundo Magliano Filho, e premiou nove finalistas em três categorias: Educação Financeira, Proteção do Investidor e Eficiência Regulatória, e Inovação e Inclusão Financeira.
A grande vencedora da categoria Educação Financeira foi a paranaense Marina Bagatin de Souza Moreira do Prado (UFPR), com sua pesquisa sobre o impacto da educação financeira na taxa de juros paga por consumidores. Em segundo lugar, ficou Talita da Silva Andrade (UFPE), e em terceiro, Amanda Miranda Fantinatti (FGV-EESP).
Na categoria Proteção do Investidor e Eficiência Regulatória, o primeiro lugar ficou com João Paulo Atilio Godri (PUC-PR), seguido por André de Souza do Nascimento (UFPR) e Renan do Nascimento Couto (UERJ). Já na categoria Inovação e Inclusão, o vencedor foi Marcus Paulus de Oliveira Rosa (UERJ), com Frederico Barbosa Bez Batti (UFPR) em segundo e William Marinho de Souza (FGV-EAESP) em terceiro.
Leia mais: Polo, a camisa que transcende as tendências e se consagra como um item atemporal do homem moderno
Além da premiação em dinheiro, os vencedores receberão a possibilidade de publicar seus trabalhos na Revista do INB e terão seus projetos divulgados para além do meio acadêmico. No segundo semestre, os premiados também participarão da Jornada da Cidadania Financeira, realizando seminários em outras universidades e inspirando novos talentos.
O INB e o futuro da premiação:
Criado em 2010 por Raymundo Magliano Filho, o INB busca fortalecer a sociedade civil e ampliar a participação e a consciência cidadã. A premiação é um dos instrumentos para alcançar esse objetivo, incentivando pesquisas e iniciativas inovadoras na área da cidadania financeira. Para 2025, a terceira edição do Prêmio Raymundo Magliano Filho já está em planejamento, com novidades e ainda mais oportunidades para destacar projetos que contribuem para o desenvolvimento do país.
Mais informações:
Site do INB: https://inb.org.br/