quinta-feira, 7 de maio de 2026
NEWSLETTER
Fronteira Livre
Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Fronteira
  • Mundo
  • Política
  • Sociedade
  • Rolê na Fronteira
  • Turismo
  • Guia de Negócios
Fronteira Livre
  • Fronteira
  • Mundo
  • Política
  • Sociedade
  • Rolê na Fronteira
  • Turismo
  • Guia de Negócios
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Fronteira Livre
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Sociedade

Pandemia promove reflexão sobre relação entre animais humanos e não humanos

Por Amilton Farias
19/01/2024 - 20:30
em Sociedade
Pandemia promove reflexão sobre relação entre animais humanos e não humanos-fronteiralivre

Pandemia promove reflexão sobre relação entre animais humanos e não humanos-fronteiralivre

WhatsAppFacebookTelegram

Em um 2020 marcado por uma pandemia zoonótica e episódios marcantes de tráfico de animais silvestres e maus-tratos a animais de companhia, o debate em torno da relação do humano com animais não humanos ganhou uma projeção inesperada, mas bem-vinda para provocar reflexões e mudanças de comportamento. É, afinal, nas janelas de oportunidades abertas por eventos de grande repercussão que opera o ativismo animal ou ambiental construtivo, que busca a mudança social.

A primeira importante reflexão do ano sobre o tema foi oportunizada pela própria pandemia e diz respeito à conservação da biodiversidade. Embora esse seja um tema mais relacionado ao Direito Ambiental que ao Direito Animal em si, o casamento entre essas duas áreas dos chamados “novos Direitos” é o que melhor permite analisar o cenário do início da propagação do vírus, que teria sido transmitido a humanos a partir do consumo de carne de animais silvestres contaminados pelo Sars-CoV-2 em Wuhan, na China. Alguns resultados práticos já começaram a aparecer: no mês de julho, o caderno de agronegócios do Valor Econômico publicou uma reportagem sobre os estudos de agências da Organização das Nações Unidas (ONU), que recomendam mudanças nos sistemas alimentares dos países [1] e, mais recentemente, outros veículos como a Folha de S.Paulo [2] e a Forbes [3] publicaram reportagens sobre como a pandemia impulsionou negócios e marcas veganas.

A segunda relação entre a pandemia e a questão animal diz respeito ao aumento do número de adoções de cães e gatos durante os meses mais rígidos de quarentena. Dados divulgados pela CNN Brasil [4] mostram que, em julho, esse aumento chegou a 400%. Já no mês de outubro, dados divulgados pela Agência Brasil mostram aumento de casos de abandono de animais após a implementação de medidas de relaxamento da quarentena a partir de setembro [5].

Para o Direito, esse cenário é relevante porque demonstra o surgimento de novas relações jurídicas que passarão a demandar regulação estatal e/ou tutela legal. Em 2020, mais de 30 projetos de lei relacionados à questão animal chegaram à Câmara dos Deputados, dentre eles propostas para tipificação da conduta de abandono de animal e sua modalidade culposa (PL 476/2020), políticas para posse responsável de animais de estimação (PL 2.475/2020) e relação entre sociedade e animais (PL 5.498/2020) e educação ambiental humanitária em bem-estar animal e em Direito dos Animais (PL 4.198/2020, PL 4.071/2020 e PL 4.592/2020).

  • Receba notícias pelo WhatsApp
  • Receba notícias pelo Telegram

A atividade legislativa também trouxe propostas para tutela de outros eventos emblemáticos envolvendo animais em 2020: o tráfico de animais silvestres exóticos, repercutido pelo caso do estudante de veterinária picado por uma cobra naja contrabandeada em meados de julho em Brasília [6] e o caso de maus-tratos sofrido pelo cachorro Sansão, que teve duas patas decepadas por um agressor em Confins (MG). Para tutela da primeira situação, foram propostos projetos de lei para alteração da Lei 9.605/1998 com a finalidade de dispor sobre tráfico de animais, endurecimento de sanções e controle de espécies silvestres exóticas (PL 3.764/2020, PL 4.214/2020, PL 4.827/2020 e PL 4.828/2020). A atividade legislativa para punição de casos de maus-tratos foi ainda mais intensa: Sansão batizou a Lei 14.064/2020, que aumentou a pena para maus-tratos contra cão e gato para reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda e, além disso, outras propostas encontram-se em tramitação para dispor sobre a obrigatoriedade de comunicação pelos condomínios residenciais aos órgãos especializados, sobre a suspeita ou ocorrência de maus-tratos a animais nas unidades condominiais ou nas áreas comuns aos condôminos (PL 4438/2020 e PL 4864/2020), e obrigar o agressor a reparar o custo de tratamento e resgate do animal vítima de maus-tratos (PL 4993/2020).

Animais de produção também receberam atenção do legislativo. No contexto de um possível boicote anunciado por outros países à carne brasileira como pressão para controle e redução do desmatamento na Amazônia, dois projetos de lei chamam a atenção: o PL 4.735/2020, que propõe a criação do Cadastro Negativo da Pecuária; e o PL 4.734/2020, que propõe a criação do Selo Agro Verde e aprimora o controle de origem e regularidade ambiental da produção agropecuária. Na justificação do PL 4.734/2020, seu autor destaca que “os mercados doméstico e internacional têm exigido cada vez mais de seus fornecedores a comprovação do cumprimento de normas sociais e ambientais, principalmente aquelas voltadas a evitar o desmatamento ilegal“.

Nos tribunais, houve importantes decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

No início do ano, o ministro Gilmar Mendes concedeu liminar no âmbito da Arguição de Descumprimento Fundamental 640 para suspender decisões administrativas e judiciais que dispusessem sobre o abate de animais apreendidos. O abate poderia ser considerado possível em razão de interpretação equivocada da Lei 9.605/1998, questionada pela ADPF. Em março, o STF reconheceu a repercussão geral no julgamento do Recurso Extraordinário 1.030.732, que trata sobre a constitucionalidade de lei do município de São Paulo que proíbe a produção e comercialização de foie gras. Os julgamentos da ADPF e do RE estão pautados para 26/5/2021. Por fim, em meados de junho, na Ação Direta de Inconstitucionalidade 5.977, proposta com vistas à declaração de inconstitucionalidade da Lei Paulista 16.784/2018, que dispõe sobre a proibição de caça no estado, o STF concedeu provimento parcial para permitir as chamadas caça de controle e caça científica.

Apesar de avanços na pauta jurídica animal, algumas iniciativas receberam críticas. Ativistas e estudiosos do tema criticaram o caráter especista da Lei Sansão, que promoveu o endurecimento da pena contra maus-tratos somente para cães e gatos, levando à equivocada noção de que casos de maus-tratos contra outras espécies seria menos grave. Além disso, os primeiros casos de que se tem notícia de agressores presos em flagrante sob a vigência da nova lei também são frustrantes, já que, via de regra, são soltos nas audiências de custódia, demonstrando um vão imenso entre a aplicação da lei penal e a expectativa da sociedade. Boa parte dessa frustração pode ser explicada pela falsa noção de que endurecimento de penas levam à redução da prática de crimes.

De toda forma, em linhas gerais, a formulação de leis e políticas públicas voltadas à questão animal, bem como a jurisprudência da Corte Constitucional, permanecem sendo benestaristas — ou seja, tratam sobre bem-estar animal, mas não impõem a vedação do uso de animais para finalidades humanas, o chamado “abolicionismo animal”. No plano jurídico, nem poderia ser diferente já que, a despeito de possíveis questões éticas e morais envolvidas, no plano jurídico, Constituição é, em si, benestarista.

Apesar das importantes e legítimas críticas, é possível afirmar que, em geral, o saldo de 2020 para a pauta do Direito Animal é positivo, assim como as expectativas para 2021. O próximo ano bate às portas com o crescimento do mercado de pets puxado pelo recorde de adoções de animais durante a pandemia e a sua necessária regulamentação. Há também boas expectativas para avanços no tema do bem-estar animal, não apenas de animais de companhia, mas também de animais de produção, no âmbito das iniciativas de compliance para o setor da agropecuária previstas nos 4.734/2020 e 4.735/2020 e o Selo Agro Verde e o Cadastro Negativo da Pecuária — ambas alinhadas ao Direito Ambiental e à chamada retomada verde.

Leia mais:  Morre no Rio de Janeiro aos 92 anos, o tetracampeão do mundo Zagallo

[1] MOREIRA, Assis. Agências da ONU recomendam profundas mudanças nos sistemas alimentares dos países. Valor Econômico. Online, 13.07.2020. Disponível em <https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2020/07/13/agencias-da-onu-recomendam-profundas-mudancas-nos-sistemas-alimentares-dos-paises.ghtml>. Acesso em 20.12.2020.

[2] MOREL, Esther. Restaurantes veganos ganham força na pandemia com opções para diferentes bolsos. Folha de S.Paulo. Online, 04.11.2020. Disponível em < https://guia.folha.uol.com.br/restaurantes/2020/11/restaurantes-veganos-ganham-forca-na-pandemia-com-opcoes-para-diferentes-bolsos.shtml>. Acesso em 20.12.2020.

[3] SORVINO, Chloe. Como a pandemia impulsionou a marca vegana Miyoko’s Creamery. Forbes. Online, 18.12.2020. Disponível em < https://www.forbes.com.br/negocios/2020/12/como-a-pandemia-impulsionou-a-marca-vegana-miyokos-creamery/>. Acesso em 20.12.2020.

[4] Adoção de cães e gatos crescem durante a quarentena. CNN Brasil. Online, 29.07.2020. Disponível em < https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2020/07/29/adocao-de-caes-e-gatos-cresce-durante-a-quarentena >. Acesso em 20.12.2020.

[5] PEDUZZI, Pedro. Adoção e abandono de animais domésticos aumentam durante a pandemia. Agência Brasil. Online, 24.10.2020. Disponível em < https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-10/adocao-e-abandono-de-animais-domesticos-aumentam-durante-pandemia >. Acesso em 20.12.2020.

[6] PASSOS, Larissa. Cobras apreendidas após estudante ser picado por naja “estão magras e com lesões”, diz Zoológico de Brasília. G1. Online, 10.07.2020. Disponível em < https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2020/07/10/cobras-apreendidas-apos-estudante-ser-picado-por-naja-estao-magras-e-com-lesoes-diz-zoologico-de-brasilia.ghtml>. Acesso em 20.12.2020.

 

Tags: Maus-tratos Animal
Amilton Farias

Amilton Farias

Amilton Farias é jornalista e editor do Fronteira Livre

Notícias relacionadas

Andreia Duarte Trevisan, coordenadora do Comitê de Gênero, Raça, Diversidade e Inclusão da Itaipu. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional.
Sociedade

Itaipu e Parquetec conquistam selo de equidade do Governo Federal

06/05/2026 - 11:23

Foz do Iguaçu, PR - A Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec estão entre as 80 organizações brasileiras habilitadas a...

Foto: Divulgação.
Sociedade

Câmara cobra Prefeitura sobre continuidade da Central de Libras em Foz

05/05/2026 - 12:08

Foz do Iguaçu, PR - A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu solicitou informações ao Poder Executivo sobre a possibilidade...

O primeiro ciclo aconteceu no início deste ano. Foto: Vídeo UP/Itaipu Parquetec.
Sociedade

Núcleos socioambientais promoveram oficinas de segurança digital e desinformação

05/05/2026 - 11:56

Paranaguá, PR - Os Núcleos de Cooperação Socioambiental iniciaram, a partir de 28 de abril, o segundo ciclo de encontros...

Foto: Erica Voget
Sociedade

‘’Corpos Reais’’: o manifesto fotográfico que ressignifica as arquibancadas de futebol

04/05/2026 - 16:43

Por Júlia Neves Se sairmos do campo e direcionarmos nossos olhares para as arquibancadas, o que veremos é pura sinergia....

Objetivo central da proposta é garantir mais tempo para a vida além do trabalho, tempo com a família, para o lazer, para a cultura e para o descanso. Foto: Freepik.
Sociedade

Governo Federal lança campanha pelo fim da escala 6×1 e jornada de 40 horas

04/05/2026 - 15:30

Brasília, DF - O Governo do Brasil lança neste domingo (3) uma campanha nacional pelo fim da escala de trabalho...

Entrega de veículo realizada em abril. Foto: Divulgação.
Sociedade

Itaipu amplia cozinhas solidárias em sete estados e reforça combate à fome

04/05/2026 - 14:58

Ananindeua, PA - O investimento da Itaipu Binacional na ampliação e modernização de cozinhas solidárias em sete estados brasileiros aumentou...

Carregar mais

Rolê na Fronteira

  • Rolê na Fronteira
Além da questão climática, a programação considera perspectivas para os setores público e privado. Foto: William Brisida/Itaipu Binacional.
Rolê na Fronteira

Biodiversidade e negócios entram em debate na Itaipu

Por Steve Rodríguez
07/05/2026 - 11:33

Foz do Iguaçu, PR - A conservação da biodiversidade como fator estratégico para a sustentabilidade e a sobrevivência das empresas...

Ler mais
Foto: Divulgação.

Crazy Week 2026 terá esquema especial e ruas fechadas em Ciudad del Este

06/05/2026 - 11:53
Participação é aberta e o tema dos personagens é livre. Foto: Divulgação/Sesc.

Sesc Foz promove concurso de cosplay com premiação e entrada gratuita

05/05/2026 - 10:29
Carregar mais

Últimas Notícias

Eles concorreram com estudantes de outras universidades, mas como foram bem colocados na classificação geral, "tomaram" quase todas as vagas. Foto: Divulgação.
Educação

Unioeste tem 7 estudantes selecionados para intercâmbio em Nova York

Por Steve Rodríguez
07/05/2026 - 11:50

Foz do Iguaçu, PR - Sete estudantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estão entre os dez selecionados...

Foto: Polícia Federal.

PF intercepta carga com 2,3 toneladas de maconha na BR-277

07/05/2026 - 11:41
Iniciativa une conhecimento científico e saberes tradicionais indígenas. Foto: Arquivo pessoal

Professora indígena usa grafismos Avá Guarani para ensinar Matemática no Paraná

07/05/2026 - 11:28
Declarações foram feitas em entrevista a veículos independentes de comunicação. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Lula defende investimentos em educação e afirma que área impulsiona desenvolvimento do país

07/05/2026 - 11:10
Proposta prevê uso de ferrovias desativadas para cicloturismo no Paraná. Foto: Assessoria Parlamentar

Projeto quer transformar ferrovias desativadas do Paraná em rotas de cicloturismo

07/05/2026 - 10:59
Espécie invasora causa prejuízos em lavouras e ameaça rebanhos. Foto: Sistema Faep.

Produtores rurais têm até 31 de maio para responder pesquisa sobre javalis

07/05/2026 - 10:38

EDITORIAS

  • Fronteira
  • Mundo
  • Política
  • Sociedade
  • Rolê na Fronteira
  • Turismo
  • Guia de Negócios

RECENTES

Unioeste tem 7 estudantes selecionados para intercâmbio em Nova York

PF intercepta carga com 2,3 toneladas de maconha na BR-277

Biodiversidade e negócios entram em debate na Itaipu

Professora indígena usa grafismos Avá Guarani para ensinar Matemática no Paraná

MAIS LIDAS DA SEMANA

A loba e o molho latino

Quando o mercado transforma trabalhadores em “colaboradores” sem dividir o lucro

Clássico do cinema brasileiro expõe as contradições dos trabalhadores em tempos de crise

Ato do 1º de Maio em Foz do Iguaçu leva trabalhadores às ruas contra a jornada 6×1

Portal Fronteira Livre - Criação Web Tchê Digital

  • Política de privacidade
  • Contato
  • Midia Kit
  • Sobre o Fronteira Livre
Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Fronteira
  • Mundo
  • Política
  • Sociedade
  • Rolê na Fronteira
  • Turismo
  • Guia de Negócios

Portal Fronteira Livre - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist