Itaipu envia mais de 11 mil itens de doações rumo às famílias atingidas pelas enchentes

Fotos: Michelle Einsiedel/Itaipu Binacional

Fotos: Michelle Einsiedel/Itaipu Binacional

Mais de 11,5 mil unidades de donativos, incluindo agasalhos, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, água potável e materiais de limpeza, arrecadados durante a Super Campanha Solidária 2024 e no show do Jão, partiram na manhã desta quarta-feira (22), em um caminhão da Itaipu Binacional, de Foz do Iguaçu, no Paraná, com destino às famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

A expectativa é que a ajuda humanitária chegue na manhã de quinta-feira (23), nos primeiros horários, nos locais de distribuição. As doações serão encaminhadas para o Centro de Distribuição do Governo Federal, seguindo as diretrizes da nova Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.

A arrecadação é fruto da expressiva adesão dos colaboradores da empresa à Super Campanha Solidária 2024. Tradicionalmente, nesta época do ano, o Programa Força Voluntária realiza a Campanha do Agasalho. Contudo, diante da urgência em ajudar o povo gaúcho, a coordenação do programa direcionou seus esforços, unindo a Binacional e suas fundações (Parque Tecnológico de Itaipu-PTI, Fundação Itaipu Brasil de Previdência e Assistência Social-Fibra e Hospital Ministro Costa Cavalcanti), além do apoio do show solidário do cantor e compositor Jão, no Gramadão da Vila A, no último domingo (19), para a mesma missão.

O chefe da Responsabilidade Social da Itaipu, Eduardo Scirea, agradeceu a grande mobilização do público interno e dos parceiros. “Quero destacar o espírito solidário dos funcionários da Itaipu e suas fundações. A capacidade de se colocar no lugar do outro é um gesto sublime”, enfatizou.

Decisão ágil

Para Jéssica Maris, coordenadora do Programa Força Voluntária, a Super Campanha reitera os valores da Itaipu e sua atuação em questões sociais. “Devido à urgência, precisamos tomar uma decisão rapidamente”, comentou.

Ela explicou que a coordenação do Força Voluntária, em colaboração com algumas áreas da Itaipu, como Serviços Gerais e Comunicação Social, agilizou o processo para que as doações chegassem mais cedo, em comparação com o cronograma da Campanha do Agasalho convencional, que ocorreria até o final de junho. “Nossos colaboradores, com os pontos focais internos, fizeram um trabalho excepcional. Conseguimos encher um caminhão em tempo hábil, contando com o apoio dos integrantes do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIITs). Doze PIITs colaboraram na contagem e triagem, juntamente com a equipe da coordenação do Força”, explicou.

Após contato com as autoridades responsáveis pela distribuição dos donativos no Rio Grande do Sul, foi decidido que a melhor opção seria providenciar um transporte próprio. Newton Ricardo de Almeida, assessor especial do diretor-geral brasileiro, expressou solidariedade: “Neste momento de dor e aflição para nossos amigos gaúchos, a Itaipu está aqui para ajudar, doando alimentos, roupas e água potável. Também disponibilizamos um caminhão da empresa e funcionários para transportar as doações, auxiliando na logística para uma entrega rápida à população gaúcha.”

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Almeida também lembrou outras ações da empresa em apoio ao Rio Grande do Sul, incluindo o envio de uma equipe de bombeiros brasileiros e paraguaios durante o auge da tragédia, para prestar socorro às vítimas das enchentes. “Já realizamos ações com os bombeiros, ajuda humanitária e agora contribuímos com doações”, reforçou.

Logística

Welton Leandro Valdir, gerente do Departamento de Serviços Gerais, detalhou a logística da operação. “Organizamos o transporte e os motoristas para levar o caminhão, determinamos a melhor rota para chegar ao destino. A viagem está prevista para 700 quilômetros. Também aplicamos a logomarca do programa Itaipu Mais Que Energia no caminhão, demonstrando que a missão da empresa vai além de gerar energia elétrica de forma sustentável, também envolve cuidar das pessoas.”

Dois motoristas da Divisão de Transportes se revezarão na viagem para levar os donativos: José Elias de Sousa e Ricardo Rocha Gomes. Gomes tem familiares em Canoas e Esteio. “Sinto-me honrado em contribuir com a empresa para essa ação. A viagem será emocionante. Graças a Deus, meus parentes estão bem. Minha família está solidária à tragédia, ajudando quem precisa. Mas ainda há muito a ser feito.”

Participação das fundações

Eduardo Diniz, representante do Hospital Ministro Cavalcanti, destacou a importância da união das fundações com a Itaipu para o hospital. “Somos pouco mais de 1.200 colaboradores. Envolver toda a equipe e a população nessa iniciativa é parte do nosso compromisso social.”

Eliane Silva, representante da Fibra, enfatizou o valor dessa colaboração entre as entidades. “Nossos funcionários ficaram felizes com o convite da Itaipu. Já estávamos participando de uma campanha com outras entidades de previdência. Quando recebemos o convite da Itaipu, nos sentimos honrados”, disse. “Somos 34 pessoas, todas muito comprometidas.”

Para Maryana Stella Gongoleski Gavioli, gerente de gestão de pessoas do PTI, a missão do Parque é promover o bem-estar social. Ela ressaltou o engajamento dos colaboradores. “Contribuir com a sociedade para mitigar essa tragédia é fundamental

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