Centro de Inovação e Tecnologia da ACIFI coleciona conquistas já em seu 1.º ano

*Várias empresas de Foz e região integram o exoHUB CITA *– foto Marcos Labanca

*Várias empresas de Foz e região integram o exoHUB CITA *– foto Marcos Labanca

Entre as inúmeras conquistas da Associação Comercial e Empresarial da ACIFI neste 2023, certamente uma das principais é a consolidação do Centro de Inovação e Tecnologia. Em seu primeiro ano, o exoHub CITA foi eleito o melhor Centro de Inovação do Oeste do Paraná e conquistou o certificado de Ambiente Promotor de Inovação.

Esse duplo reconhecimento é fruto das ações realizadas pelo Centro de Inovação e Tecnologia da ACIFI – um espaço que busca atrair grandes empresas a um ambiente conectado à tecnologia, educação do futuro, startups e framework de inovação aberto, inserido no ecossistema do Centro Integrado de Desenvolvimento Regional.

Inaugurado no fim de 2022, o empreendimento conectou, num primeiro momento, a ACIFI, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e o exoHub. Entre as empresas-âncoras já instaladas no ambiente estão a H2O Innovation, Iguassu Agro Ventures, CIBiogás Energias Renováveis e a TOTVS Oeste.

Prêmio do Sebrae

Concedido pelo Sebrae Paraná, o Prêmio Habitats PR de Inovação elegeu o exoHub CITA o melhor Centro de Inovação do Paraná na Região Oeste. No total, a premiação reconheceu 31 ambientes de inovação de diferentes regiões, em sete áreas: Centro de Inovação; Pré-incubadora; Incubadora; Aceleradora; Parque Tecnológico; Espaço Maker; e Coworking de Inovação.

Leia mais: Justiça suspende eleição do Centro de Direitos Humanos de Foz do Iguaçu

O coordenador de Inovação do Sebrae/PR, Michael Douglas Camilo, analisa que a iniciativa é uma forma de reconhecer os ambientes que promovem a geração de negócios inovadores e startups dentro dos ecossistemas de inovação do estado, “com o propósito de destacar os resultados das interações e efetividade de suas práticas inovadoras”.

ACIFI e Iguassu Valley Foz incentivam estudantes a inovar e empreender – Foto Divulgação

Certificação

Já o certificado de Ambiente Promotor de Inovação, concedido pelo Governo do Estado, também confirma o espaço como equipamento estratégico para o ecossistema inovador da região. O credenciamento feito pelo Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec) habilitou 188 ambientes promotores de inovação no estado.

Segundo a Lei Estadual de Inovação do Paraná (20.541/2021), os ambientes de inovação são espaços públicos e privados que favorecem ações de empreendedorismo, inovação e pesquisa científica e tecnológica. De acordo com o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, os ambientes de inovação são fundamentais para alavancar o crescimento socioeconômico regional.

Conexões empresariais e geração de negócios

Com o Centro de Inovação e Tecnologia ACIFI, a cultura da inovação e do empreendedorismo está cada vez mais presente entre os empresários da cidade. A ACIFI tem apresentado o exoHub CITA em detalhes para conselheiros, diretores, associados e empresários em geral. Os eventos incluem exposições das empresas-âncoras já instaladas no ambiente.

Conforme o presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo, as apresentações das empresas-âncoras do exoHub CITA pretendem integrá-las às empresas associadas, “gerando novos negócios e oportunidades”. Para o presidente do Conselho Superior da ACIFI, Rodiney Alamini, a entidade está no caminho certo ao aproximar diferentes segmentos econômicos da região e expandir a atuação da associação.

Espaço incentiva estudantes a inovar e empreender

O exoHub CITA também é palco de uma ação envolvendo a ACIFI e o Iguassu Valley – Foz do Iguaçu, que promovem conexões com alunos de ensino médio dos colégios de Foz do Iguaçu. O programa de iniciação empresarial visa a aproximar estudantes do ambiente de negócios, ampliando suas perspectivas e despertando novas possibilidades de integração ao mercado de trabalho.

Durante a visita, os jovens são instigados com atividades realizadas em grupo que estimulam o desenvolvimento de soluções corporativas e pessoais. Entre as dinâmicas estão apresentações de dois minutos por representantes de cada grupo, compreendendo na prática a necessidade de construir um ambiente competitivo e com agilidade organizacional.

Sair da versão mobile