O dossiê faz um alerta também sobre medidas de combate à informação falsa que podem se tornar uma ameaça à democracia. - Foto: Divulgação

O dossiê faz um alerta também sobre medidas de combate à informação falsa que podem se tornar uma ameaça à democracia. - Foto: Divulgação

Reunião entre representantes da ANA e Itaipu discute ações para revitalização de bacias hidrográficas

Acompanhados com representas do 

Comitiva da ANA discute com Itaipu ações para revitalização de bacias hidrográficas
Grupo da Agência Nacional das Águas e do Ministério da Integração foi recebido nesta segunda-feira (5) pelo diretor-geral brasileiro, Enio Verri

Em um recente encontro, diretores e representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional visitaram a Itaipu Binacional para discutir parcerias e conhecer os projetos da empresa voltados à gestão e revitalização de bacias hidrográficas.

A reunião aconteceu no Centro Executivo da Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), onde a comitiva foi recebida pelo diretor-geral brasileiro, Enio Verri. Também participaram do encontro o superintendente de Gestão Ambiental, Wilson Zonin; a assistente da Diretoria Geral, Silvana Vitorassi; a gerente da Divisão de Reservatórios, Simone Benassi; e o gerente da Divisão de Apoio Operacional, João Paulo Bueno do Prado.

Durante a reunião, Enio Verri enfatizou o compromisso da Itaipu em fortalecer parcerias com a ANA e o Governo Federal, especialmente nas áreas de segurança hídrica e preservação dos recursos hídricos, temas prioritários para a empresa e alinhados às metas da Agenda 2030 das Nações Unidas. Ele mencionou ações do programa “Itaipu Mais que Energia”, destacando a proteção de nove mil nascentes na área de atuação da Binacional.

Silvana Vitorassi e Simone Benassi apresentaram o modelo de “Governança Participativa para a Sustentabilidade”, que promove a colaboração de núcleos socioambientais organizados no Paraná e Mato Grosso do Sul, envolvendo representantes de governos, comunidades, sociedade civil organizada, e movimentos sociais.

Filipe de Mello Sampaio Cunha, diretor da ANA, expressou gratidão pelas parcerias com a Itaipu e destacou o apoio da empresa na criação do Conselho Latino-Americano das Águas (CLAA), cuja primeira reunião ordinária estava agendada para o dia seguinte em Foz do Iguaçu. Ele sublinhou o papel fundamental da Itaipu no fortalecimento dessas parcerias.

A comitiva incluiu também os diretores da ANA Marco José Melo Neves e Nazareno Marques de Araújo, a superintendente adjunta de Apoio ao Sistema de Gestão de Recursos Hídricos, Renata Maranhão; a chefe de Gabinete, Cláudia de Araújo Kattar; e o secretário Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração, Giuseppe Serra Seca Vieira.

Esta reunião representa um passo significativo na colaboração para enfrentar os desafios de segurança hídrica e sustentabilidade, destacando a importância das parcerias entre o setor público e privado na gestão e preservação eficazes dos recursos hídricos.

Sair da versão mobile