Paulo Betti emociona plateia de Foz do Iguaçu com "Autobiografia Autorizada"

Espetáculo gratuito, que celebra os 50 anos da Itaipu, segue para outras cidades do Paraná

Fotos: Jean Pavão / Itaipu Binacional

Fotos: Jean Pavão / Itaipu Binacional

Em uma noite memorável, o ator Paulo Betti encantou o público de Foz do Iguaçu com a peça “Autobiografia Autorizada”, que teve sua nova temporada iniciada na última terça-feira (11). A apresentação, que faz parte das comemorações dos 50 anos da Itaipu Binacional, emocionou a plateia com histórias comoventes da infância do renomado artista.

Ao longo de uma hora e meia, Betti, com seus 71 anos de idade, transportou o público para sua infância em Rafard, interior de São Paulo, e em Sorocaba. Através de um monólogo cativante, ele reviveu memórias, interagiu com objetos da época e contou histórias com humor e leveza, tudo isso com o auxílio de fotos projetadas em um telão.

“Escrever essa peça foi muito especial porque ela valoriza a história da vida pessoal, a história dos nossos ancestrais. Todo mundo tem uma história que merece ser contada”, confidenciou o ator ao final do espetáculo. “Sou grato pela oportunidade de viajar e levar essa peça de graça para o público.”

“Autobiografia Autorizada” é uma obra autobiográfica, escrita pelo próprio Betti, baseada em anotações e reflexões sobre sua infância e adolescência em um lugar que ele descreve como “encantado, inóspito e poético”. A peça é dedicada aos seus pais, Ernesto e Adelaide, aos avós João e Celeste, e aos seus irmãos Antonio, Ana, Maria, Aparecida e José. O espetáculo, que teve sua estreia em 2015, é dirigido por Juliana Betti e Rafael Ponzi.

Em sua passagem pela cidade, Paulo Betti também visitou a usina hidrelétrica de Itaipu, onde plantou uma jabuticabeira no Bosque dos Visitantes. “Já conhecia Foz do Iguaçu, mas é a primeira vez que visito a usina. Estou adorando. Plantar uma árvore, deixar uma marca aqui na usina, foi algo muito emocionante”, disse Betti na ocasião.

Próximas apresentações:

A turnê de “Autobiografia Autorizada” segue para outras 14 cidades paranaenses, com entrada gratuita para a população. Confira a programação:

Um presente para o público:

O espetáculo foi recebido com entusiasmo pelo público iguaçuense. O teatro da Universidade Uniamérica Descomplica ficou lotado na noite de terça-feira (11). O jornalista Welyton Manoel, 26 anos, que assistiu à peça com a namorada, Liege Reis, 23 anos, também jornalista, ressaltou a importância da iniciativa. “A peça foi maravilhosa, uma oportunidade incrível para nós em Foz. Não temos um teatro, um local específico para esse tipo de peça, então ver um artista como esse, contar a história de vida, ficar mais perto da história dele, da contribuição cultural dele para o Brasil é sensacional. É uma experiência incrível”, disse Welyton.

O músico Gabriel Sampaio Rezende, 42 anos, também comentou a falta de um espaço cultural adequado na região. “É uma peça muito legal. Ele consegue manter a coisa vibrante, em uma hora e meia de monólogo. Consegue envolver as pessoas numa atmosfera próxima, de intimidade”, resumiu.

A advogada Clarissa Menezes, 42 anos, que reside em Foz do Iguaçu há apenas três anos, também se mostrou grata pela oportunidade. “É a primeira peça desse porte que assisto na cidade e eu fico feliz de ter essa oportunidade”, disse. E complementou: “achei interessante porque ele contou

Sair da versão mobile