quinta-feira, 7 de maio de 2026
NEWSLETTER
Fronteira Livre
Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Fronteira
  • Mundo
  • Política
  • Sociedade
  • Rolê na Fronteira
  • Turismo
  • Guia de Negócios
Fronteira Livre
  • Fronteira
  • Mundo
  • Política
  • Sociedade
  • Rolê na Fronteira
  • Turismo
  • Guia de Negócios
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Fronteira Livre
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Rolê na Fronteira

Orquestra da maior favela paulista apresenta Mozart e Mendelssohn no Teatro B32, no domingo (21/04), às 17h

Por Amilton Farias
16/04/2024 - 20:19
em Rolê na Fronteira
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

WhatsAppFacebookTelegram

No próximo dia 21 de abril, domingo, às 17h, o Instituto Baccarelli leva para o palco do Teatro B32 um evento musical de prestígio com a Orquestra Sinfônica Heliópolis, a primeira orquestra criada em uma favela no mundo, sob a regência do jovem maestro Paulo Galvão. Regente assistente da Orquestra Sinfônica Heliópolis, Galvão comandará a celebração dos clássicos em substituição ao maestro Isaac Karabtchevsky, que precisará se ausentar neste concerto da Temporada 2024.

A orquestra traz um repertório selecionado com maestria, incluindo duas peças emblemáticas do período Clássico e Romântico: a Abertura de Così fan tutte, composta por Wolfgang Amadeus Mozart, em 1790, e a Sinfonia nº 4 em Lá Maior, Op. 90, Italiana, de Felix Mendelssohn, concluída em 1833.

  • Receba notícias pelo Telegram
  • Receba notícias pelo WhatsA

Com um programa cuidadosamente selecionado, a orquestra promete transportar o público para as épocas em que essas obras foram criadas, revelando a beleza e a complexidade da música clássica. Será uma oportunidade única para apreciar a habilidade dos músicos e a interpretação apaixonada que tornam cada concerto da temporada uma experiência única.

Wolfgang Amadeus Mozart, figura central da música clássica ocidental, é celebrado por sua habilidade inigualável em capturar a complexidade da condição humana através de suas composições. A abertura de Così fan tutte é uma das suas obras mais alegres e ligeiras, introduzindo a ópera com energia e engenhosidade, prenunciando os temas de amor, fidelidade e identidade que se desenrolam com humor e profundidade ao longo da peça. 

Já Felix Mendelssohn, um prodígio musical, que deixou uma marca indelével no mundo da música romântica, oferece com sua Sinfonia nº 4 ‘Italiana’ uma expressão vibrante e colorida das suas viagens e experiências na Itália.

Conhecida por seu fervor e vivacidade, a sinfonia transporta o ouvinte através de paisagens sonoras que refletem a luz, a arte e a atmosfera única do país mediterrâneo, representando um dos pontos altos da carreira de Mendelssohn.

O maestro Paulo Galvão garante que a interpretação será envolvente e tecnicamente excepcional, uma experiência inigualável para os apreciadores da música clássica. Conhecido por sua paixão pela música clássica e habilidade técnica, o jovem maestro Paulo Galvão é um velho conhecido da orquestra.

Leia mais:  Biografia: Domingos Passo

Iniciou seus estudos aos 7 anos com seu pai e, aos 19, ingressou na Orquestra Sinfônica Heliópolis como violinista. Além da atuação como instrumentista, tornou-se regente, passando por várias orquestras e estudando com renomados maestros como Roberto Tibiriçá e Carlos Moreno.

Atualmente, tem aulas de regência com o próprio maestro Isaac Karabtchevsky, diretor artístico do Instituto Baccarelli e regente titular da Orquestra Sinfônica Heliópolis. Além de regente assistente da Orquestra Sinfônica Heliópolis, Galvão é também maestro titular da Orquestra Juvenil Heliópolis.

E a apresentação do Teatro B32 ainda terá transmissão ao vivo no canal do YouTube do Instituto Baccarelli, permitindo que entusiastas da música clássica ao redor do mundo participem deste evento. Esta iniciativa sublinha o compromisso do Instituto Baccarelli em democratizar o acesso à música de qualidade e em promover o talento brasileiro no cenário internacional.

Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro B32 ou pela plataforma INTI. Seja pessoal ou virtualmente, através da transmissão ao vivo, o Instituto Baccarelli convida a todos para celebrar a beleza e a emoção da música clássica em uma noite que promete ser memorável.

Serviço: 

Orquestra Sinfônica Heliópolis e Paulo Galvão

Data: 21 de abril (domingo), às 17h Local:
Teatro B32: Av. Brigadeiro Faria Lima, 3732 – Itaim Bibi, São Paulo, SP
Ingressos: Inteira – R$ 40 | Meia-entrada – R$ 20 
Ingressos disponíveis na bilheteria do teatro e através do site: https://teatrob32.byinti.com/#/ticket/

Contato:
comunicacao@institutobaccarelli.org.br / (11) 3506-4610 

Para mais informações, acesse:
http://www.institutobaccarelli.org.br

Tags: favelamozartmúsicaorquestrarolê na fronteira
Amilton Farias

Amilton Farias

Amilton Farias é jornalista e editor do Fronteira Livre

Notícias relacionadas

Além da questão climática, a programação considera perspectivas para os setores público e privado. Foto: William Brisida/Itaipu Binacional.
Rolê na Fronteira

Biodiversidade e negócios entram em debate na Itaipu

07/05/2026 - 11:33

Foz do Iguaçu, PR - A conservação da biodiversidade como fator estratégico para a sustentabilidade e a sobrevivência das empresas...

Foto: Divulgação.
Rolê na Fronteira

Crazy Week 2026 terá esquema especial e ruas fechadas em Ciudad del Este

06/05/2026 - 11:53

Ciudad del Este, PY - Ciudad del Este se prepara para quatro dias de intenso movimento comercial com a realização...

Participação é aberta e o tema dos personagens é livre. Foto: Divulgação/Sesc.
Rolê na Fronteira

Sesc Foz promove concurso de cosplay com premiação e entrada gratuita

05/05/2026 - 10:29

Foz do Iguaçu (PR) — O Sesc Foz do Iguaçu realiza no dia 23 de maio o concurso de cosplay...

Espetáculo Magic reúne acrobacias e interação com o público. Foto: Complexo Dreams Park Show.
Rolê na Fronteira

Shows de rock movimentam feriado do Dia do Trabalhador no Dreams Park Show, em Foz do Iguaçu

30/04/2026 - 16:37

Foz do Iguaçu (PR) — O feriado do Dia do Trabalhador terá programação musical e cultural no Dreams Park Show,...

Rafaela Braga/Assessoria
Rolê na Fronteira

II 100fronteiras Jazz Festival confirma atrações e movimenta Foz do Iguaçu em maio

29/04/2026 - 16:58

Foz do Iguaçu (PR) — O II 100fronteiras Jazz Festival será realizado nos dias 2 e 3 de maio, com...

Foto: Divulgação.
Rolê na Fronteira

Seminário debate desafios e avanços da previdência municipal em Foz do Iguaçu

27/04/2026 - 17:42

Foz do Iguaçu, PR - O II Seminário de Previdência Social será realizado nesta segunda-feira (27), às 9h, na Câmara...

Carregar mais

Rolê na Fronteira

  • Rolê na Fronteira
Foto: Gabriel Munir/Itaipu Binacional.
Rolê na Fronteira

Itaipu se destaca em workshop internacional sobre Agenda 2030

Por Steve Rodríguez
27/04/2026 - 16:38

Brasília, DF - A atuação da Itaipu Binacional na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ganhou projeção internacional durante...

Ler mais
Foto: Divulgação.

Webinar debateu economias sustentáveis com Ladislau Dowbor

26/04/2026 - 20:27
Foto: William Brisida/Itaipu Binacional.

Semana Cultural Indígena reúne 7 mil visitantes no Oeste do Paraná

24/04/2026 - 18:10
Carregar mais

Últimas Notícias

Foto: Divulgação.
Variedades

Super Muffato inicia campanha com facas MasterChef

Por Steve Rodríguez
07/05/2026 - 12:00

Cascavel, PR - O Super Muffato lançou neste mês de maio a nova edição da campanha de selos promocionais voltada...

Eles concorreram com estudantes de outras universidades, mas como foram bem colocados na classificação geral, "tomaram" quase todas as vagas. Foto: Divulgação.

Unioeste tem 7 estudantes selecionados para intercâmbio em Nova York

07/05/2026 - 11:50
Foto: Polícia Federal.

PF intercepta carga com 2,3 toneladas de maconha na BR-277

07/05/2026 - 11:41
Iniciativa une conhecimento científico e saberes tradicionais indígenas. Foto: Arquivo pessoal

Professora indígena usa grafismos Avá Guarani para ensinar Matemática no Paraná

07/05/2026 - 11:28
Declarações foram feitas em entrevista a veículos independentes de comunicação. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Lula defende investimentos em educação e afirma que área impulsiona desenvolvimento do país

07/05/2026 - 11:10
Proposta prevê uso de ferrovias desativadas para cicloturismo no Paraná. Foto: Assessoria Parlamentar

Projeto quer transformar ferrovias desativadas do Paraná em rotas de cicloturismo

07/05/2026 - 10:59

EDITORIAS

  • Fronteira
  • Mundo
  • Política
  • Sociedade
  • Rolê na Fronteira
  • Turismo
  • Guia de Negócios

RECENTES

Super Muffato inicia campanha com facas MasterChef

Unioeste tem 7 estudantes selecionados para intercâmbio em Nova York

PF intercepta carga com 2,3 toneladas de maconha na BR-277

Biodiversidade e negócios entram em debate na Itaipu

MAIS LIDAS DA SEMANA

A loba e o molho latino

Quando o mercado transforma trabalhadores em “colaboradores” sem dividir o lucro

Clássico do cinema brasileiro expõe as contradições dos trabalhadores em tempos de crise

Ato do 1º de Maio em Foz do Iguaçu leva trabalhadores às ruas contra a jornada 6×1

Portal Fronteira Livre - Criação Web Tchê Digital

  • Política de privacidade
  • Contato
  • Midia Kit
  • Sobre o Fronteira Livre
Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Fronteira
  • Mundo
  • Política
  • Sociedade
  • Rolê na Fronteira
  • Turismo
  • Guia de Negócios

Portal Fronteira Livre - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist