Foz do Iguaçu Sedia o 6º Encontro Latino-Americano de Arquitetura Comunitária

Evento Promove Práticas de Autonomia Construtiva e Tecnologias Sociais no Habitat Latino-Americano

Crédito fotos e vídeos: ELAC / Grupo de estudo Maloca

Foz do Iguaçu se prepara para receber, pela primeira vez no Brasil, o 6º Encontro Latino-Americano de Arquitetura Comunitária (ELAC), que ocorrerá de 14 a 18 de outubro de 2024. O evento será realizado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e contará com atividades teóricas e práticas nos espaços Itaipu Parquetec, Campus Integração (Porto Belo) e Jardim Universitário, ao lado da Unioeste.

Temas Relevantes em Discussão

Com foco nas Tecnologias Sociais e na Autonomia Construtiva, o evento abordará questões críticas que impactam a região latino-americana. Entre os tópicos em debate, destacam-se:

  1. Arquitetura de Terra como Caminho Popular Sustentável
  2. Periferias e Movimento de Moradia
  3. Paisagem e Espaço Exterior Doméstico
  4. Ruralidades e Pequenas e Médias Cidades
  5. Diálogos entre Arquitetura, Arte e Cinema Comunitários
  6. Ensino e Extensão Universitária

Inscrições Abertas

As inscrições para o evento completo, que inclui visitas práticas, encerram na próxima terça-feira, 1º de outubro. As inscrições para o restante da programação estarão abertas até o dia 14 de outubro de 2024. Para mais informações e inscrições, acesse: Link para Inscrição.

Organização e Apoio

O evento é organizado pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul (MALOCA) da Unila, em colaboração com movimentos sociais e comunidades tradicionais, como Afoxé Ogún Fúnmilaiyó, Quilombo Apepu, Ocupação Bubas e o Assentamento Antônio Companheiro Tavares do MST, além da produção de Ñanduti Cine.

O ELAC conta com o patrocínio da Itaipu Binacional e da Itaipu Parquetec, e recebe apoio da UNILA, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR), da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Paraná (SINDARQ-PR), e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAUBR) e do Paraná (CAUPR).

Serviço

 

 

Sair da versão mobile