A Prefeitura de São Vicente anuncia a 42ª edição da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, marcada para acontecer entre 19 e 22 de janeiro de 2025, na Nova Orla do Gonzaguinha (Praça Tom Jobim). Com duração aproximada de uma hora, o espetáculo busca reforçar a história e as origens da Primeira Cidade do Brasil.
Intitulada “Encenação 2025 – Você é a História de São Vicente”, a nova edição introduz um formato interativo, permitindo que o público participe ativamente da experiência. Uma área imersiva oferecerá acesso ao figurino e a interação com os artistas, além de um acervo relacionado à história local. O evento contará ainda com uma lanchonete e assentos cobertos para a comodidade dos espectadores. Assim como na edição anterior, o evento será acessível a pessoas com deficiência.
Além da encenação, a programação inclui a apresentação da escola de samba Sangue Jovem, que homenageará São Vicente com o samba-enredo “Gohayó – à Célula Mater – A Raiz de uma Nação”. Ao final do espetáculo, os espectadores poderão interagir com os protagonistas, descendo das arquibancadas para um contato mais próximo.
O diretor do evento, José Luiz Morais, conhecido como Luigi, explica: “Queremos modernizar a Encenação, transformando-a em uma experiência imersiva e completa, onde o público não apenas assiste, mas vive a história de forma interativa, criando memórias únicas e aprofundando sua conexão com a narrativa histórica da cidade de São Vicente”.
A 42ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente é realizada sem custos para o município, com apoio do Instituto Adesaf, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e da Associação Paulista Amigos da Arte (APAA), além de recursos destinados pelo deputado estadual Caio França e patrocínio da Sabesp.
O Prefeito Kayo Amado expressou entusiasmo com a nova proposta: “Estou muito feliz e empolgado com esse novo formato da Encenação. Com uma área coberta e um evento muito mais interativo, tenho certeza de que todos vão gostar”.
Histórico do evento
A Encenação reproduz, por meio de diversas narrativas, a chegada de Martim Afonso à Vila de São Vicente em 1532.
Informações sobre ingressos
Os pontos de troca para aquisição dos ingressos serão divulgados em breve nas redes sociais da Prefeitura de São Vicente.
















