O que fazer no Uruguai: Roteiro para uma Viagem Inesquecível

Se você já pensou em visitar o Uruguai e teve dúvidas ou quer conhecer o país, encontre dicas rápidas e ideias de roteiros neste post!

Praça da Independêcia, centro de Montevideo, Uruguay

Praça da Independêcia, centro de Montevideo, Uruguay

Mas, afinal, o que fazer nas diferentes cidades deste país tão diverso cultural e historicamente?

O Uruguai é, em todos os sentidos possíveis, um país repleto de diversidade. Na cultura, na história, nas tradições, nas cidades, nos pontos turísticos, na geologia… viajar por este país é descobrir, a cada cidade nova visitada, um novo Uruguai.

O Uruguai está entre os dez países que fazem fronteira com o Brasil e, por isso, chegar até ele acaba sendo muito mais simples (e rápido) do que visitar um destino internacional fora do nosso continente, por exemplo – principalmente quando a viagem internacional envolve voos de avião.

Com um Chip Internacional Uruguai, você torna a sua experiência de viagem ainda mais inesquecível. Mas, afinal, o que fazer no Uruguai?

Confira as melhores dicas do que fazer no Uruguai

Cada cidade uruguaia oferece uma experiência única a turistas que, assim como você, visitam o país. As dicas do que fazer no Uruguai são muitas justamente porque, a cada cidade nova, mais dicas entram em jogo.

Montevidéu

Montevidéu, a capital do Uruguai, foi fundada em 1724 por colonizadores espanhóis. Situada estrategicamente na costa sul do país, ao lado do Rio da Prata, a cidade rapidamente se tornou um importante porto e centro comercial da região.

No século 19, durante as lutas pela independência e as guerras civis que se seguiram, Montevidéu desempenhou um papel importantíssimo, inclusive no famoso cerco de Montevidéu. No século 20, a cidade se expandiu em termos de população e infraestrutura, consolidando-se como o centro cultural e político do Uruguai – título que honra até hoje.

O que fazer no Uruguai: atrações de Montevidéu

Rambla de Montevidéu: Uma avenida à beira-mar, onde o ar livre do Uruguai pode ser aproveitado à sua maneira: corridas, caminhadas, um passeio de bicicleta… você escolhe. Só não escolha deixar de apreciar o pôr do sol sobre o Rio da Prata visto da Rambla – que, por sinal, é um show à parte.

Plaza Independencia: Lar do mausoléu de Artigas e da porta da Ciudadela, vestígios das antigas fortificações da cidade.

Mercado del Puerto: Experimente a famosa (e inesquecível) parrilla uruguaia e sinta a verdadeira energia de um mercado local uruguaio no Mercado del Puerto.

Teatro Solís: Esse é um dos principais teatros da América do Sul. Sua programação cultural é riquíssima, e conta com apresentações de dança, música, ópera e teatro (musical ou não). Além dessa programação, visitas guiadas também estão disponíveis no Teatro Solís.

Andes Museum: Um museu dedicado a preservar a memória do desastre aéreo dos Andes de 1972.

Punta del Este

Punta del Este fica na ponta do Uruguai, onde o Rio da Prata encontra o Oceano Atlântico.  A cidade começou como uma pequena vila de pescadores e, no início do século XX, foi se transformando, gradualmente, em um destino turístico – e não à toa. Sua beleza natural e suas praias são de tirar qualquer fôlego!

A partir da década de 1950, Punta del Este começou a atrair celebridades internacionais e turistas de alto nível aquisitivo, solidificando sua reputação como o “Mônaco da América do Sul”.

O que fazer no Uruguai: atrações de Punta del Este

La Mano: A icônica escultura na Playa Brava – e a imagem mais reconhecida de Punta del Este.

Casapueblo: O estúdio e casa do artista Carlos Páez Vilaró, agora um museu e galeria.

Playa Brava e Playa Mansa: Duas das principais praias de Punta del Este.

Avenida Gorlero: A principal avenida da cidade, repleta de restaurantes, galerias, e lojas – perfeita para um almoço e um passeio!

Puerto de Punta del Este: Faça passeios (privativos ou em grupo) de barco, encontre leões e lobos marinhos (que ficam na região esperando as sobras de peixe e tomando sol) e, claro: se delicie com pratos de fruto do mar incrivelmente frescos!

Piriápolis

Piriápolis (apesar de ter o nome que uma cidade brasileira teria) é uma cidade balneária no sul do Uruguai, fundada no início do século XX por Francisco Piria, um empresário visionário e alquimista. Piria adquiriu uma grande extensão de terra ao longo da costa e desenvolveu a área com a intenção de criar um resort de luxo com elementos europeus mas sem deixar de lado a beleza natural do Uruguai.

Ele construiu o famosíssimo Hotel Argentino de Piria, e projetou a cidade seguindo modelos mediterrâneos.

O que fazer no Uruguai: atrações de Piriápolis

Hotel Argentino: Seja levado de volta ao início do século XX.

Castillo de Piria: Esse castelo, também construído por Francisco Piria, é hoje um museu que exibe móveis da época e objetos pessoais do fundador.

Cerro San Antonio: Chegue até o cerro por meio de um passeio de teleférico ou uma caminhada. Do cume, você vê a cidade (quase) toda!

Paseo de la Pasiva: A “Rambla” de Piriápolis!

Puerto de Piriápolis: Assim como no Porto de Punta del Este, observe os barcos – e, quem sabe, faça um passeio em um deles – ou faça uma pausa para um almoço ou jantar em restaurantes locais do país. A culinária uruguaia é, indiscutivelmente, um de seus maiores pontos fortes.

Colonia

Colonia del Sacramento, conhecida também apenas por Colonia, é uma das cidades mais antigas do Uruguai, fundada em 1680 pelos portugueses.

A cidade tem um papel importantíssimo na história – graças a sua posição estratégica no Rio da Prata, como um ponto de conflito entre os impérios português e espanhol. A sua área histórica foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO devido à sua arquitetura colonial, que conta com elementos portugueses, espanhóis e post-coloniais – tudo junto e misturado.

O que fazer no Uruguai: atrações de Colonia

Barrio Histórico: Encontre história em cada esquina de um bairro que, apesar de super pequeno, é gigante em outros sentidos.

Portão da Cidadela: Um dos últimos vestígios das muralhas da cidade que protegiam a cidade no período colonial.

Farol de Colonia: Suba 118 degraus de uma escada íngreme para uma vista 360º da cidade e do Rio da Prata.

Basílica del Santísimo Sacramento: Um dos exemplos mais antigos da arquitetura religiosa na cidade (século 17).

Museu Português e Museu Espanhol: Dois museus que contam histórias sobre as influências culturais dos colonizadores de Colonia.

Plaza Mayor 25 de Mayo: Uma praça rodeada de edifícios históricos.

Como ir do Brasil ao Uruguai

Para viajar do Brasil ao Uruguai, as opções de transporte são três: avião, ônibus e carro. Mas, afinal, quais as principais diferenças entre cada um deles?

Avião

Viajar de avião é a maneira mais rápida de chegar ao Uruguai. Existem voos diretos (sem escalas) partindo de diversas cidades do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, para Montevidéu, a capital do Uruguai. A duração do voo varia de cerca de 2 a 4 horas – dependendo da cidade de partida no Brasil.

Ônibus

Chegar até o Uruguai de ônibus é, além de econômico, uma opção super popular – especialmente para quem parte do Sul do Brasil. Empresas como a EGA e a TTL operam rotas internacionais de cidades como Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e São Paulo até Montevidéu e outras cidades uruguaias. A viagem de ônibus pode levar de 10 a 20 horas, dependendo do ponto de partida e das condições do trânsito.

Carro

Viaje com mais flexibilidade – e no seu próprio ritmo – fazendo uma viagem de carro ao Uruguai. A rota mais comum é feita através da BR-116, que conecta Porto Alegre a Pelotas no Brasil, e, então, atravessando a fronteira entre o Brasil e o Uruguai pela cidade de Jaguarão, onde você, já na cidade uruguaia de Rio Branco, deve seguir pela Ruta 8 até Montevidéu. A viagem total de Porto Alegre (RS) até Montevidéu é de, aproximadamente, 800 km, e leva cerca de 10 a 12 horas de condução.

Transportes mais econômicos

Entre as opções, viajar de ônibus tende a ser a mais econômica, especialmente se você comprar suas passagens com antecedência ou aproveitar promoções sazonais. Viagens de carro também podem ser economicamente vantajosas se você estiver viajando em grupo, já que os custos com combustível e pedágios podem ser divididos entre todos os passageiros.

Ao planejar a sua viagem, considere também o custo de vida em cada um dos meios de transporte disponíveis – incluindo alimentação e acomodação no caso de viagens mais longas de ônibus ou carro. A escolha do meio de transporte pode depender do seu orçamento, conforto desejado, e interesse em paradas ao longo do caminho.

Adquira o seu Chip Internacional Uruguai ainda no Brasil para garantir a sua conexão no país – e, fica a sugestão: siga um bom checklist de viagem (através do passo a passo de roteiro, passaporte, visto (dependendo do destino), permissão internacional para dirigir…) para ter certeza de que tudo está na mais perfeita ordem – antes da partida, durante a viagem e no retorno ao Brasil!

Com apenas alguns cliques, você garante o seu chip internacional, e seguindo apenas alguns passos, você consegue tirar o seu passaporte (caso precise)! É simples, prático e rápido – assim como ir do Brasil ao Uruguai de avião.

Sair da versão mobile