Presidente da Interpol Visita Itaipu com Novo Secretário-Geral Brasileiro

Valdecy Urquiza é o primeiro policial brasileiro a assumir a posição na OIPC e destaca a importância da cooperação internacional

Fotos: Sara Cheida / Itaipu Binacional

Na segunda-feira (2), o presidente da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), major general Ahmed Naser Al-Raisi, e o novo secretário-geral da Interpol, Valdecy Urquiza, visitaram a Itaipu Binacional. O encontro foi recepcionado pelo chefe da Assessoria de Informações da Itaipu, delegado Marcos Antonio Farias.

Valdecy Urquiza, que assumiu o cargo de secretário-geral até 2029, é o primeiro policial brasileiro a ocupar essa posição. Atualmente, ele também é vice-presidente das Américas no Comitê Executivo da Interpol. As autoridades estão em Foz do Iguaçu para a 14ª Cúpula Ordinária da Comunidade de Polícias das Américas (Ameripol), que reúne forças policiais de todo o continente e convidados de outras regiões.

A Itaipu patrocina este evento de grande importância. Urquiza, que já trabalhou na Usina, comentou: “Fizemos questão de trazer o presidente da Interpol para conhecer a Usina”. Ele ressaltou que “o projeto da Itaipu, criado pela união de dois países em prol de um objetivo comum, tem tudo a ver com a Interpol e com o conceito da Ameripol, que busca alinhar interesses e ações em benefício da comunidade global”.

O major Al-Raisi ficou impressionado com a grandiosidade da Itaipu, afirmando: “É incrível ver esse grande feito, resultado da cooperação entre Brasil e Paraguai, um projeto enorme e único no mundo”. A visita destaca a importância da colaboração internacional na promoção da segurança e desenvolvimento regional.

Sair da versão mobile