Nascimento do Primeiro Filhote de Macaco-da-Noite no Dreams Eco Park Encanta Visitantes

Novo integrante da família é uma importante adição à preservação da espécie, pouco conhecida e ameaçada

Foto: Dreams Eco Park

A família do Dreams Eco Park, em Foz do Iguaçu, ganhou mais um membro esta semana com o nascimento do primeiro filhote de macaco-da-noite-de-Azara. O pequeno primata, que está sendo intensamente cuidado pelos pais, Nelson e Neide, é um símbolo da importância da conservação da biodiversidade e da educação ambiental.

Um Novo Começo

O filhote, que ainda não possui nome, ficará grudado nas costas da mãe e poderá mamar por até 12 meses. Aos dois anos, será considerado adulto e pode medir até 37 centímetros e pesar até 1,2 kg. A equipe do Eco Park optou por adiar a identificação do sexo do filhote para evitar qualquer rejeição por parte dos pais e do grupo. “Estamos todos ansiosos para batizar o novo integrante da família que já contava com os pais e três filhotes. Agora, são quatro!”, comentou Igor Morais, gerente institucional do Eco Park.

Espécie em Risco

Os macacos-da-noite-de-Azara são uma espécie pouco conhecida, e sua população em estado selvagem é motivo de preocupação entre biólogos. Embora não se saiba exatamente quantos indivíduos existem, há um alerta sobre o declínio da espécie devido à destruição de seu habitat. No Brasil, esses primatas só foram avistados em uma área protegida: o Parque Natural Municipal das Piraputangas, em Corumbá (MS). As outras áreas onde vivem carecem de proteção legal.

Habitação e Interação

Os macacos-da-noite chegaram ao Dreams Eco Park em abril, vindos do Mantenedouro Arca de Noé, em Morro Reuter, Rio Grande do Sul. Em breve, toda a família irá habitar a nova Floresta dos Primatas, que está em fase de construção. Nesse espaço, os visitantes poderão conhecer e observar outras espécies de primatas das Américas, como bugios e macacos-barrigudos, em um ambiente inovador que promete ser inédito no Brasil.

Curiosidades Sobre a Espécie

Os macacos-da-noite são os únicos primatas antropoides com hábitos noturnos. Eles possuem grandes olhos para captar a pouca luz da floresta, embora sua visão noturna não seja tão eficiente quanto a de outros primatas. Sua visão é monocromática, o que significa que enxergam apenas em preto e branco. O nome da espécie homenageia o naturalista Félix de Azara, que explorou a região da Tríplice Fronteira no final do século XVIII.

Sobre o Dreams Eco Park

O Dreams Eco Park é um espaço dedicado à relação entre humanos e animais, abrangendo mais de 30 mil metros quadrados. Além de sua fazendinha com diversas espécies, o parque oferece interações controladas, um aviário de aves resgatadas e uma arena para apresentações de aves de rapina. Os visitantes têm a oportunidade de se conectar com a natureza, com áreas para piquenique, passeios de pedalinho no Lago da Anta e muito mais.

O Dreams Eco Park está localizado ao lado do Complexo Dreams Park Show, na rodovia das Cataratas, e funciona diariamente das 9h às 17h. A chegada do filhote de macaco-da-noite é um lembrete da importância da conservação e do papel que cada um pode desempenhar na proteção da biodiversidade.

Sair da versão mobile