Na Shell Eco-marathon 2024, universitários de Foz do Iguaçu apresentam um carro movido a hidrogênio verde

Acadêmicos da Unioeste e da UNILA estão participando da competição no Rio de Janeiro com o objetivo de promover a mobilidade sustentável.

Fotos: Kiko Sierich/Itaipu Parquetec

O veículo é o único do Brasil que compete na categoria e é movido com hidrogênio fabricado no Itaipu Parquetec.

O Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE) de Foz do Iguaçu comemora a chegada da tão esperada Shell Eco-marathon Brasil. Estudantes da Unioeste e da UNILA estão participando da maratona, que ocorre de 27 a 30 de agosto no Pier Mauá, Rio de Janeiro, com o objetivo de buscar soluções inovadoras para energia limpa e tecnologias sustentáveis.

A Shell Eco-marathon Brasil desafia os participantes a projetar e construir protótipos de veículos ultraeficientes, competindo em diversas categorias, como gasolina, etanol, hidrogênio e baterias elétricas. Este ano, equipes de estudantes de várias cidades do Brasil, além de países como Bolívia, Colômbia, México e Peru, participaram do evento, destacando-se na busca por soluções inovadoras para a mobilidade sustentável.

Uma equipe composta por 22 universitários dos cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica, Energia e Ciência da Computação de Foz do Iguaçu levou dois protótipos para a Shell Eco-marathon Brasil. Um dos veículos era movido por baterias elétricas, enquanto o outro era totalmente alimentado por hidrogênio verde. Esses protótipos foram desenvolvidos em um projeto de extensão do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) da Unioeste, iniciado em 2009, com o apoio do Itaipu Parquetec, que desempenhou um papel crucial na fabricação dos veículos.

Ana Lúcia, capitã do Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE) e estudante de Engenharia Elétrica na Unioeste, ressaltou que o objetivo da equipe é aprimorar continuamente a eficiência dos veículos, focando na redução do consumo de combustíveis e na promoção da sustentabilidade. Ela destacou o hidrogênio como uma fonte de energia limpa e mencionou o empenho da equipe em torná-lo ainda mais acessível e eficiente, contribuindo para a descarbonização e para a viabilidade do hidrogênio como combustível.

O hidrogênio verde utilizado no veículo foi produzido na Planta Experimental da Itaipu Parquetec, que, desde 2011, tem se dedicado ao desenvolvimento de tecnologias para a produção, armazenamento e conversão de hidrogênio. Giulia Demarchi, co-capitã do GCEE e estudante de Engenharia Mecânica na Unioeste, destacou a importância do projeto para demonstrar como o hidrogênio pode ser empregado como combustível, promovendo a sustentabilidade e a mobilidade verde no Brasil.

Fernando José Gaiotto, professor da Unioeste e subcoordenador do projeto, elogiou a dedicação dos alunos e o apoio dos patrocinadores que acreditaram na ideia de construir um carro eficiente movido a hidrogênio. Ele destacou a colaboração entre a Unioeste e a UNILA no desenvolvimento do primeiro veículo movido a hidrogênio do Brasil que competirá na Shell Eco Marathon.

O diretor superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, expressou seu orgulho em apoiar projetos que promovem conhecimento, inovação e sustentabilidade. Ele enfatizou os benefícios sociais e ambientais gerados por essas pesquisas e inovações, ressaltando o compromisso do parque tecnológico em transformar essas iniciativas em bem-estar para a sociedade e para o meio ambiente.

A Shell Eco-marathon começou como uma simples aposta entre funcionários da Shell em 1939 e evoluiu para um programa global oficial em 1985. Desde então, tem incentivado estudantes do mundo todo a projetar e construir veículos com extrema eficiência energética. Ao longo dos últimos 37 anos, a competição se tornou uma plataforma importante para a promoção de tecnologias sustentáveis e a inovação no setor de mobilidade.

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