Itaipu Binacional Adere ao Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Estatais

Compromisso com inclusão é reforçado em evento que reúne mais de 30 empresas estatais em Brasília

Foto: Nelson Mendes/Petrobras

Na última quarta-feira (4), a Itaipu Binacional participou do lançamento do Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Empresas Estatais, realizado em Brasília. Promovida pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, a iniciativa foi assinada por mais de 30 estatais federais e visa criar mecanismos de colaboração para fortalecer políticas públicas que promovam a diversidade no ambiente de trabalho.

Luiz Fernando Delazari, diretor jurídico da Itaipu, representou a empresa, que foi a primeira a receber o certificado de adesão ao pacto. Apesar de não ser uma estatal, mas uma organização binacional entre Brasil e Paraguai, a Itaipu fez questão de participar e reafirmar seu compromisso com a causa. “Desde o início da nossa gestão, já implementamos políticas afirmativas que promovem a equidade e a diversidade, impactando positivamente nosso principal produto, que é a energia”, destacou Delazari.

A ministra da Gestão, Esther Dweck, enfatizou que o pacto incentivará o compartilhamento de boas práticas entre as estatais, que juntas empregam mais de 400 mil pessoas. O evento também contou com a presença de outros ministros e representantes de estatais federais, sublinhando a importância do acordo para a construção de um Estado mais inclusivo.

A Itaipu já desenvolve diversas ações internas voltadas à inclusão, como o Comitê de Gênero, Raça, Diversidade e Inclusão, além de promover eventos de conscientização. Em agosto, a empresa comemorou o Dia Internacional da Igualdade Feminina e, em junho, organizou uma palestra com a escritora Luana Génot, que discutiu a promoção da igualdade racial no ambiente de trabalho.

Sair da versão mobile