quinta-feira, 7 de maio de 2026
NEWSLETTER
Fronteira Livre
Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Fronteira
  • Mundo
  • Política
  • Sociedade
  • Rolê na Fronteira
  • Turismo
  • Guia de Negócios
Fronteira Livre
  • Fronteira
  • Mundo
  • Política
  • Sociedade
  • Rolê na Fronteira
  • Turismo
  • Guia de Negócios
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Fronteira Livre
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Fronteira

Foz do Iguaçu amplia coleta de perfis genéticos para reforçar investigações criminais

Polícias Científica, Penal e Civil realizam nova etapa do programa; Paraná registra crescimento recorde no Banco Nacional de Perfis Genéticos

Por Amilton Farias
08/12/2025 - 08:23
em Fronteira
Procedimento obrigatório ajuda a resolver casos antigos, identificar autores e conectar delitos em todo o país. Foto: PPPR

Procedimento obrigatório ajuda a resolver casos antigos, identificar autores e conectar delitos em todo o país. Foto: PPPR

WhatsAppFacebookTelegram

Foz do Iguaçu–PR – A Polícia Científica do Paraná (PCIPR), em parceria com a Polícia Penal (PPPR) e a Polícia Civil (PCPR), realizou nesta sexta-feira (5) mais uma etapa da coleta de material genético de pessoas privadas de liberdade na cidade. A ação integra o esforço estadual para atualizar e expandir o Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG), considerado uma das ferramentas mais eficazes na identificação de autores de crimes no país.

A iniciativa cumpre o artigo 9º-A da Lei de Execução Penal, que determina a coleta obrigatória de DNA de condenados por crimes dolosos, com violência ou grave ameaça, e por delitos contra a dignidade sexual.

“A coleta do perfil genético representa um avanço tecnológico na gestão prisional”, afirmou a diretora-geral da Polícia Penal, Ananda Chalegre. “A identificação dos custodiados é feita em trabalho integrado com a Polícia Científica e a Polícia Civil, garantindo mais precisão e mais capacidade de investigação.”

Tecnologia aplicada à segurança

O chefe da Unidade de Execução Técnico-Científica de Foz do Iguaçu, Raul Lessa, destaca que o material coletado é fundamental para solucionar casos em andamento e reabrir investigações antigas:

“O DNA coletado de um condenado por crime sexual, por exemplo, pode coincidir futuramente com um vestígio deixado em outra cena de crime. É um procedimento que ajuda a esclarecer autoria, evitar erros e conectar delitos antes sem solução.”

A coleta é feita com swab bucal um método indolor e não invasivo em respeito às normas legais e aos direitos humanos dos custodiados.

Somente em 2025, o Paraná já realizou coletas em Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guaíra e Cruzeiro do Oeste, resultando em cerca de 2 mil novos perfis incluídos no BNPG.

Identificação completa: DNA e impressões digitais

A ação contou também com profissionais do Instituto de Identificação da PCPR. A papiloscopista Luana Cristina Medina explica que o cruzamento entre DNA e impressões digitais é essencial:

“Coletamos a impressão digital dos detentos para vincular ao DNA. Assim, quando uma digital aparece em uma cena de crime, temos meios de identificar com precisão a pessoa, mesmo nos casos sem documento oficial.”

Crescimento expressivo no Banco Nacional

O Banco Nacional de Perfis Genéticos funciona como sistema de comparação entre DNA coletado em cenas de crime e perfis já cadastrados. O Paraná tem se destacado nacionalmente nesse processo.

  • Em maio de 2025, o Brasil contabilizou 193.395 perfis genéticos registrados criminalmente.

  • O Paraná responde por 8.426 perfis na categoria criminal, um crescimento de 82% em um ano.

  • Considerando todas as categorias, o estado já possui 11.201 perfis inseridos no BNPG.

A expansão do banco tem impacto direto na resolução de crimes. Um dos casos emblemáticos foi a solução do assassinato de Rachel Genofre (2008), esclarecido em 2019 após a coincidência do DNA do autor com um vestígio armazenado no BNPG.

Até maio de 2025, a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos registrou 10.661 coincidências confirmadas, auxiliando em 7.673 investigações no país 519 delas no Paraná.

Tags: banco de perfiscriminaisestadofoz do iguaçufronteiragovernogovprpolícia científicapolicia civil
Amilton Farias

Amilton Farias

Amilton Farias é jornalista e editor do Fronteira Livre

Notícias relacionadas

Foto: Receita Federal.
Fronteira

Receita Federal apreende 500 quilos de maconha na Ponte da Amizade

07/05/2026 - 12:32

Foz do Iguaçu, PR - Servidores da Receita Federal apreenderam, na manhã desta terça-feira (5), aproximadamente 500 quilos de substância...

Foto: Polícia Federal.
Fronteira

PF intercepta carga com 2,3 toneladas de maconha na BR-277

07/05/2026 - 11:41

Foz do Iguaçu, PR - A Polícia Federal apreendeu cerca de 2.354 quilos de maconha na noite de domingo (3),...

Prefeitura de Ciudad del Este e Senado articulam ação conjunta sobre o caso. Foto: MCDE.
Fronteira

Prefeitura de Ciudad del Este convoca vítimas da “Máfia dos Pagarés” para audiência pública

07/05/2026 - 10:28

Ciudad del Este (Paraguai) — Moradores do departamento de Alto Paraná que afirmam ter sido vítimas da chamada “Máfia dos...

Foto: Receita Federal.
Fronteira

Receita Federal apreende R$ 500 mil em cigarros eletrônicos na fronteira

06/05/2026 - 12:03

Foz do Iguaçu, PR - Na manhã da última segunda-feira (4), servidores da Receita Federal apreenderam um carregamento de aproximadamente...

Foto: Polícia Federal.
Fronteira

PF, Receita e PM apreendem cerca de 2 mil celulares em Foz do Iguaçu

06/05/2026 - 11:31

Foz do Iguaçu, PR - Uma ação integrada entre a Polícia Federal, a Receita Federal do Brasil e a Polícia...

Benefício atende contribuintes inscritos no CadÚnico. Foto: PMFI.
Fronteira

Prefeitura abre prazo para pedido de isenção do IPTU 2026 em Foz do Iguaçu

06/05/2026 - 09:10

Foz do Iguaçu (PR) — Começou neste mês o período para solicitação de isenção do IPTU 2026 em Foz do...

Carregar mais

Rolê na Fronteira

  • Rolê na Fronteira
Evento internacional celebra a música em mais de mil cidades pelo mundo. Foto: Marcos Labanca
Rolê na Fronteira

Make Music Day 2026 confirma mais de 50 espaços culturais em Foz do Iguaçu

Por Amilton Farias
07/05/2026 - 12:25

Foz do Iguaçu (PR) — A edição 2026 do Make Music Day em Foz do Iguaçu promete ser a maior...

Ler mais
Além da questão climática, a programação considera perspectivas para os setores público e privado. Foto: William Brisida/Itaipu Binacional.

Biodiversidade e negócios entram em debate na Itaipu

07/05/2026 - 11:33
Foto: Divulgação.

Crazy Week 2026 terá esquema especial e ruas fechadas em Ciudad del Este

06/05/2026 - 11:53
Carregar mais

Últimas Notícias

Foto: Divulgação.
Turismo

Dia das Mães movimenta comércio e amplia busca por presentes no Catuaí Palladium

Por Steve Rodríguez
07/05/2026 - 13:24

Foz do Iguaçu, PR - A proximidade do Dia das Mães, celebrado neste domingo (11), intensifica o movimento no comércio...

Sala de Despacho de Carga. Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional.

Itaipu chega aos 42 anos com recorde de geração de energia

07/05/2026 - 12:09
Foto: Divulgação.

Super Muffato inicia campanha com facas MasterChef

07/05/2026 - 12:00
Eles concorreram com estudantes de outras universidades, mas como foram bem colocados na classificação geral, "tomaram" quase todas as vagas. Foto: Divulgação.

Unioeste tem 7 estudantes selecionados para intercâmbio em Nova York

07/05/2026 - 11:50
Iniciativa une conhecimento científico e saberes tradicionais indígenas. Foto: Arquivo pessoal

Professora indígena usa grafismos Avá Guarani para ensinar Matemática no Paraná

07/05/2026 - 11:28
Declarações foram feitas em entrevista a veículos independentes de comunicação. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Lula defende investimentos em educação e afirma que área impulsiona desenvolvimento do país

07/05/2026 - 11:10

EDITORIAS

  • Fronteira
  • Mundo
  • Política
  • Sociedade
  • Rolê na Fronteira
  • Turismo
  • Guia de Negócios

RECENTES

Dia das Mães movimenta comércio e amplia busca por presentes no Catuaí Palladium

Receita Federal apreende 500 quilos de maconha na Ponte da Amizade

Make Music Day 2026 confirma mais de 50 espaços culturais em Foz do Iguaçu

Itaipu chega aos 42 anos com recorde de geração de energia

MAIS LIDAS DA SEMANA

A loba e o molho latino

Quando o mercado transforma trabalhadores em “colaboradores” sem dividir o lucro

Clássico do cinema brasileiro expõe as contradições dos trabalhadores em tempos de crise

Ato do 1º de Maio em Foz do Iguaçu leva trabalhadores às ruas contra a jornada 6×1

Portal Fronteira Livre - Criação Web Tchê Digital

  • Política de privacidade
  • Contato
  • Midia Kit
  • Sobre o Fronteira Livre
Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Fronteira
  • Mundo
  • Política
  • Sociedade
  • Rolê na Fronteira
  • Turismo
  • Guia de Negócios

Portal Fronteira Livre - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist