Diretores da Itaipu Inspecionam Obras de Acesso à Ponte da Integração

Enio Verri e Justo Zacarias visitam canteiro de obras, reafirmando compromisso com infraestrutura entre Brasil e Paraguai

Diretor-geral brasileiro Enio Verri e diretor-geral paraguaio Justo Zacarias. Fotos: Sara Cheida/Itaipu Binacional

Na última sexta-feira (6), os diretores-gerais da Itaipu Binacional, Enio Verri (Brasil) e Justo Zacarias (Paraguai), inspecionaram as obras de acesso e a infraestrutura alfandegária da Ponte da Integração, que conecta Foz do Iguaçu (PR) a Presidente Franco (PY). A visita destacou a importância da colaboração entre os dois países para acelerar a conclusão da obra, fundamental para fortalecer a integração regional.

Durante a inspeção, Verri ressaltou que os recursos destinados pela Itaipu para as obras já foram totalmente pagos e estão disponíveis para o governo do Estado. Ele enfatizou a urgência em finalizar as construções: “Para o benefício das populações de ambos os países, é imperativo que uma solução seja encontrada rapidamente”, afirmou.

Justo Zacarias também destacou a colaboração mútua, expressando a determinação de colocar a ponte em funcionamento o mais breve possível. “Viemos aqui para observar e colaborar no que for necessário”, disse.

A construção da Ponte da Integração, financiada pela margem brasileira da Itaipu, custou cerca de R$ 357 milhões e foi concluída em outubro de 2023. A iluminação cênica foi finalizada em fevereiro de 2024, e as obras de acesso, atualmente com 39,33% concluídas, têm previsão de término para novembro de 2025.

A vistoria contou ainda com a presença dos ministros paraguaios Juan Carlos Baruja Fernández (Urbanismo, Habitação e Habitat) e Gustavo Villateilas (Tecnologias de Informação e Comunicação), reforçando o compromisso dos dois países com a conclusão desse importante projeto binacional.

Sair da versão mobile