Skatista Gui Khury conquista o festival Jackalope em Mississauga

Curitibano de 15 anos, vence o primeiro evento do maior festival de esportes radicais do Canadá.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No último final de semana, o skatista de 15 anos Gui Khury saiu vitorioso na categoria vert do Jackalope Festival, o principal evento de esportes radicais do Canadá realizado em Mississauga. Isso marca o terceiro título de campeonato de Gui na categoria, após seus recentes triunfos no Tony Hawk’s Vert Alert e a medalha de ouro em Best Trick no X-Games Ventura este mês.

Altamente respeitado no cenário internacional, o Jackalope Festival reúne competições de Skate, Escalada, Base Jumping, BMX, Breaking e FMX, apresentando atletas locais e internacionais em competições de alto nível para homens, mulheres e crianças. A missão do festival é mostrar esportes radicais e unir comunidades em todo o mundo para capacitar os atletas a atingirem seu desempenho máximo.

Gui Khury dominou o evento, garantindo o primeiro lugar em Mississauga, seguido pelo compatriota Rony Gomes em segundo lugar e a atleta japonesa Ema Kawakami completando o pódio. Como campeão, o curitibano ganhou uma viagem com todas as despesas pagas para Montreal, onde o próximo evento Jackalope será realizado em setembro. O festival final acontecerá em Virginia Beach no ano que vem.

Nascido para a grandeza no esporte, a vida de Gui Khury está entrelaçada com skateparks desde cedo. Aos 5 anos, ele já impressionava com suas habilidades e coragem, enfrentando manobras avançadas como big airs e spins em mega rampas. Hoje, aos 15 anos, o jovem atleta prodígio acumulou uma coleção de conquistas sem precedentes, incluindo o Guinness World Records, e é considerado um dos maiores nomes do skate masculino.

Em julho de 2021, Gui fez história ao se tornar o primeiro skatista a fazer um giro de 1080° — três rotações completas no ar — em uma competição de vert, e o atleta mais jovem a ganhar uma medalha de ouro no X-Games, a mais prestigiada e renomada competição de esportes radicais. O feito também superou o recorde estabelecido pela lenda do skate americano Tony Hawk e foi imortalizado no Guinness Book of World Records de 2022. No total, Gui detém três recordes mundiais do Guinness: um por ser o atleta mais jovem dos X-Games, outro por ser o primeiro skatista a fazer um giro de 1080° no vert, e o mais recente por ser o mais jovem medalhista de ouro dos X-Games (masculino). Em 2022, Gui Khury também foi convocado pela primeira vez para integrar a Seleção Brasileira Júnior de Skate para representar o país na temporada e se tornou o mais jovem campeão brasileiro de vert da história.

Sair da versão mobile