As quatro estações de Leonardo Padura

Romancista, ensaísta, roteirista e jornalista, Leonardo Padura considerado um dos melhores escritores de Cuba.

Foto: Divulgação

Ganhou reconhecimento internacional com a série de romances policiais Estações Havana (no Brasil, pela Boitempo), estrelada pelo investigador Mario Conde, publicada em mais de 15 países. A série é vencedora de diversos prêmios internacionais e foi adaptada para o cinema e lançada pela Netflix.

Seus romances com o personagem Mario Conde, um beberrão melancólico, fã de jazz e de Hemingway, que gostaria de ter sido escritor, valeram-lhe inúmeros prêmios em Cuba e no exterior, entre eles, duas vezes, o Prêmio Internacional Dashiell Hammett de melhor romance em língua espanhola e o Café de Gijón, em 1995. No Brasil, Padura é colunista da Folha de S.Paulo e colaborador do El País.

Livro

A tetralogia Estações Havana é composta de Passado perfeitoVentos de QuaresmaMáscaras Paisagem de Outono.

Os quatro romances foram lançados simultaneamente pela Boitempo, em 2016, e também são conhecidos como A tetralogia suja (não confundir com a Trilogia suja em Havana, do também cubano Pedro Juan Gutiérrez, que esteve no Fronteiras, em 2007).

Série 

O roteiro para a série baseada nas obras de Padura é assinado por ele e pela esposa Lucía López Coll. O primeiro episódio chegou a ser lançado nos cinemas, com o título de Vientos de la Habana pelas mãos do diretor e roteirista espanhol Félix Viscarret, também responsável pela direção da série, que está disponível na Netflix e é intitulada Quatro Estações em Havana, sendo composta por quatro episódios de 1h30 cada.

Padura nasceu e mora em Cuba e, por lá, a Netflix, como tantos outros sites e aplicativos, é proibida: “Sem acesso à Netflix, não foi possível vê-los aqui. Mas confio que logo esses ‘filmes’ serão pirateados e poderei vê-los em Cuba”, disse em entrevista.

Havana

A série, um drama policial noir estrelado por Jorge Perrugoría (Morango e Chocolate) é situada em Cuba na década de 1990, quando a União Soviética, braço que sustentava o sistema político cubano, se esfacelava com as revoluções dos Estados comunistas no Leste Europeu. Cuba, mesmo isolada do restante do mundo pelo bloqueio promovido pelos Estados Unidos, sentia as reverberações da instabilidade política global.

Nas quatro longas histórias, que acontecem ao longo de quatro estações, Cuba é uma personagem à parte. Além de apresentar diversos lugares que retratam a realidade da cidade, a série também oferece um olhar sobre sua cultura, com sua música, gastronomia, cores e relações sociais.

– Assista à série na Netflix
– Assista ao trailer na Netflix com legendas em português

Sair da versão mobile