Brasília (DF) — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta terça-feira (5) da celebração dos 70 anos da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e defendeu o fortalecimento da indústria automotiva brasileira como eixo estratégico para geração de empregos, expansão do consumo interno e ampliação das exportações do país.
O evento foi realizado na Sala Martins Pena, no Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, reunindo representantes do setor automotivo, empresários e autoridades federais.
Durante o discurso, Lula destacou sua relação histórica com a indústria automobilística, construída desde os tempos de metalúrgico e dirigente sindical.
“Dos 70 anos, pelo menos 51 eu estive comprometido. Dos quais, uma boa parte como presidente, uma boa parte como sindicalista e uma boa parte simplesmente como metalúrgico”, afirmou.
Lula associa crescimento econômico ao consumo popular
O presidente defendeu que políticas públicas voltadas ao aumento da renda da população também fortalecem a indústria nacional, especialmente setores ligados ao consumo de massa, como o automotivo.
“Somos especialistas em criar uma coisa muito importante para vocês, que é o cidadão ou a cidadã que vai poder ter um dinheirinho para comprar um carro de vocês”, declarou Lula.
“É por isso que a gente se preocupa tanto em criar condições de melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro porque quanto melhor ele estiver, quanto melhor for o poder adquisitivo, quanto mais ele estiver ganhando, mais vocês vão produzir e mais indústrias estrangeiras vão querer se instalar aqui no Brasil”, completou.
A fala ocorre em meio à retomada gradual da produção automotiva e à tentativa do governo de estimular investimentos industriais no país.
Lula também ressaltou a influência histórica das montadoras no processo de industrialização brasileira e na construção das relações trabalhistas no país.
“Foi a indústria automobilística que trouxe para o Brasil, com empresas multinacionais que se instalaram no Brasil, a arte de conversar e de negociar. Nós nunca tivemos uma recusa de uma indústria automobilística para conversar. O significado da vinda da indústria automobilística para o Brasil é muito importante”, disse.
Ao abordar os próximos desafios da indústria nacional, Lula afirmou que o Brasil precisa ampliar sua presença internacional e fortalecer exportações para mercados emergentes.
“E agora nós temos um outro desafio, que é fazer com que a partir do Brasil a gente ocupe um espaço muito importante no mercado da América Latina e no mercado africano”, afirmou o presidente.
Setor reúne 53 fábricas e movimenta 1,3 milhão de empregos
A Anfavea representa atualmente 26 empresas fabricantes de automóveis, veículos comerciais, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas e rodoviárias.
Segundo dados da associação, o setor possui 53 fábricas distribuídas em nove estados e 38 municípios brasileiros, sustentando cerca de 1,3 milhão de empregos diretos e indiretos.
A indústria automotiva responde ainda por aproximadamente 20% da produção industrial brasileira.
Dados divulgados pela própria Anfavea apontam que março de 2026 registrou o melhor desempenho mensal da indústria automotiva desde outubro de 2019, período anterior à pandemia.
Foram produzidas 264,1 mil unidades no mês, crescimento de 35,6% em relação a março de 2025 e de 27,6% na comparação com fevereiro deste ano.
No acumulado do primeiro trimestre, a produção chegou a 634,7 mil veículos, avanço de 6% sobre o mesmo período do ano passado.
